Estado do conhecimento na pesquisa acadêmica em trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a natureza da ciência na formação de professores de Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estado do conhecimento na pesquisa acadêmica em trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a natureza da ciência na formação de professores de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ferreira, Gabriela Kaiana
dc.contributor.author Massoco, Mirian Canoff
dc.date.accessioned 2023-09-06T18:32:19Z
dc.date.available 2023-09-06T18:32:19Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250382
dc.description Trabalho de Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física pt_BR
dc.description.abstract O debate sobre a Natureza da Ciência (NdC) na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a Natureza da Ciência na formação de professores de física tendo como referência as publicações dos Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 2001 a 2021. Para tanto, selecionamos uma amostra de 39 trabalhos com base em critérios pré-definidos e, utilizando um software de análise, elaboramos, avaliamos e aplicamos categorias em termos da caracterização das investigações. Da análise, concluímos que a maior parte dos trabalhos se tratam de pesquisas do tipo qualitativas, tendo como foco de pesquisa a avaliação de propostas didáticas baseadas na Natureza da Ciência, que fazem a utilização de questionários como instrumentos de coleta de dados, em disciplinas de formação inicial do curso de Licenciatura em Física. Com relação aos objetivos das pesquisas, os trabalhos analisados propõem avaliar as concepções sobre Natureza da Ciência dos licenciandos e avaliar uma proposta didática elaborada a partir de elementos da Natureza da Ciência e/ou História e Filosofia da Ciência. Dentre as justificativas para a utilização de uma abordagem da Natureza da Ciência, foram encontrados diferentes argumentos e razões explicitadas pelos autores, dentre os quais se destacam: justificativas a partir da literatura especializada da área, motivações a nível epistemológico, e a nível curricular, devido ao destaque da importância da Natureza da Ciência em documentos curriculares oficiais, e por fim, razões fundamentadas a nível metodológico como meio de ensinar conceitos de ciências/física. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject natureza da ciência, formação de professores de física, pesquisa do tipo estado do conhecimento pt_BR
dc.title Estado do conhecimento na pesquisa acadêmica em trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a natureza da ciência na formação de professores de Física pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
vídeo sic.mp4 18.88Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir Trabalho de Iniciação Científica

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar