Conhecendo a literatura antropológica sobre educação escolar indígena

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Conhecendo a literatura antropológica sobre educação escolar indígena

Mostrar registro completo

Título: Conhecendo a literatura antropológica sobre educação escolar indígena
Autor: Lobo, Raíssa Cesário Alvim
Resumo: As atividades da bolsa PIBIC/CNPq se deram sob orientação da profa. dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari, do Departamento de Antropologia do CFH da UFSC. A Iniciação Científica se dá a partir do Projeto intitulado ‘A emergência de um diálogo inter-epistêmico: revisitando a educação escolar indígena no Brasil em perspectiva antropológica (2001-2025)’ apresentado por Tassinari ao Edital CNPQ nº 04/2021. Tassinari coloca como principal objetivo de sua pesquisa ‘revisitar a produção antropológica sobre educação escolar indígena, dando destaque aos trabalhos realizados nos últimos 25 anos, segundo a hipótese de que, no cotidiano das escolas de aldeias indígenas no Brasil, tem emergido um genuíno diálogo inter-epistêmico, para além do diálogo intercultural previsto na legislação.’ O objetivo deste relatório é apresentar o que pesquisei no PIBIC 2022/2023 sobre os dados gerais sobre a produção de literatura antropológica sobre educação escolar indígena. Esse relatório está dividido em duas etapas. A primeira etapa diz respeito ao desenvolvimento da minha monografia (LOBO, 2022) que foi uma pesquisa de cunho bibliográfico (Santos, 2019) a respeito da produção antropológica sobre escola indígena. Foram consultados os catálogos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e BDTD/IBICT (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), no período de 2000 a 2020. A pesquisa pretendeu identificar, selecionar e conhecer dados gerais da produção atual sobre escola indígena na área da antropologia. Para auxiliar na análise de dados foram desenvolvidas 12 tabelas e 8 gráficos. Nessa primeira pesquisa foram identificadas 33 teses e dissertações sobre escola indígena na área da antropologia, sendo 8 obras de autoria indígena. Foram encontrados 31 povos indígenas diferentes tendo suas escolas indígenas pesquisadas, também 25 orientadores(as) nas pesquisas que foram desenvolvidas em 16 instituições de ensino e os povos pesquisados se encontram em 14 Estados diferentes. Também é possível observar que o interesse em pesquisas sobre escola indígena na área da antropologia na pós-graduação aumentou com o passar dos anos. Como último resultado de destaque, foi identificado que, por unanimidade, todos(as) autores(as) indígenas pesquisaram a educação escolar de seu próprio povo. Ainda na primeira etapa, analisando as orientações das obras, foi identificada uma defasagem na pesquisa dos catálogos. A segunda etapa diz respeito a uma pesquisa bibliográfica nas Páginas dos Programas de Pós-graduação da UFPI, FUFSE, UFF, UFSC, Ufscar e UnB para o desenvolvimento de uma comparação com os resultados encontrados nas mesmas universidades nos catálogos. Para análise dos resultados foram desenvolvidas 3 tabelas. Nessa etapa foi identificada a defasagem dos catálogos que não selecionaram todas as obras encontradas nas páginas, nem mesmo todas as universidades que produziram obras sobre educação escolar indígena.
Descrição: Iniciação Científica - PIBIC e Programa Voluntário
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250369
Data: 2023-09-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
video resumo sic pibic 2022 2023 lobo raissa.mp4 283.5Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar