Influência do lenho de compressão e do amarelecimento de copa nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus taeda L.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Influência do lenho de compressão e do amarelecimento de copa nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus taeda L.

Mostrar registro completo

Título: Influência do lenho de compressão e do amarelecimento de copa nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus taeda L.
Autor: Cozer, Vitoria
Resumo: A investigação da magnitude das diferenças observadas entre a madeira produzida em condições normais e por influências externas, seja a nível nutricional ou das condições topográficas ou de sítio do local de crescimento, é uma forma de orientar a indústria de base florestal quanto à necessidade de tratamento diferenciado da madeira produzida sob tais condições no processo de industrialização, bem como destinação final. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de influência da presença de lenho de reação e sintomas de amarelecimento de copa sobre as propriedades físico-mecânicas da madeira de Pinus taeda L. comparativamente a madeira considerada normal. De talhões da espécie com evidente sintoma de amarelecimento de copa, presença de lenho de reação do tipo compressão e de árvores aparentemente sadias amostrou-se 3 indivíduos, num total de 9 árvores, todas procedentes do município de Capão Alto, SC. De cada árvore foram extraídos discos com aproximadamente 3,0 cm de espessura, de 5 posições ao longo da altura comercial das árvores amostradas para determinação da densidade básica ponderada e um disco na posição referente ao diâmetro à altura do peito (DAP) para determinação da estabilidade dimensional. A primeira tora de cada árvore com comprimento de 1,30 m foi utilizada na confecção dos corpos de prova para condução dos ensaios mecânicos de cisalhamento e dureza Janka. A presença de lenho de reação e amarelecimento de copa não promoveu alterações significativas em relação às propriedades físicas e de resistência ao cisalhamento em relação à madeira de árvores sadias. Já em relação à dureza Janka, a madeira de árvores com sintomas de amarelecimento de copa apresentou valores de dureza de topo e radial estatisticamente superiores em relação à madeira sadia. De maneira geral, em função das características apresentadas pelas madeiras dos talhões avaliados, pode-se concluir que as mesmas podem ser submetidas ao mesmo processo de industrialização.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Rurais. Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250330
Data: 2023-09-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosic.mp4 61.55Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar