Questões metodológicas para os estudos das imagens e diagramas na matemática antiga
Author:
Steffens, Aline Beatriz Rodrigues
Abstract:
A presente pesquisa se deu como um aprofundamento metodológico da outra pesquisa do projeto “Um estudo do conceito de imagem icônica no corpus platonicum” ao se perceber a necessidade de compreender o conceito de Cognitive History do autor Reviel Netz. Este projeto, como um todo, buscava continuar os estudos de mestrado e doutorado do professor-orientador Diogo N. Mesti sobre as imagens no pensamento platônico. A primeira parte da pesquisa é direcionada ao estudo das imagens e dos diagramas na matemática antiga no contexto da interpretação e compreensão das imagens na Grécia Antiga. Essa pesquisa, por sua vez, teve como foco as questões metodológicas do assunto no contexto da história da ciência e da história cognitiva de Netz. Para o último, seguindo as próprias instruções do autor, foram necessárias a discussão de duas obras clássicas: A estrutura das revoluções científicas, de Thomas Kuhn, e A modularidade da mente, de Jerry Fodor.
Description:
Seminário de Iniciação Científica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas Departamento de Educação