O Uso de Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem da Pronúncia da Língua Inglesa

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O Uso de Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem da Pronúncia da Língua Inglesa

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Título: O Uso de Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem da Pronúncia da Língua Inglesa
Autor: Güths, Rubens Costa
Resumo: The perspective of English as a Lingua Franca has influenced teaching practices, which have increasingly focused their efforts on issues of speech intelligibility, leading to disciplines that focus on the phonetic and phonological aspects of the language having their class time reduced or even completely excluded from bachelor's — including bachelor of education — degree curricula, resulting in a gap in the training of these professionals. This study aims to present the pedagogical developments arising from the review and data collection of an online workshop held throughout the year 2021. The workshop aimed to reflect on English phonology and speech intelligibility, as well as explore pedagogical resources for pronunciation teaching, providing guidance to English teachers based on phonetics and phonology. The topics covered in the workshop included: (1) English consonants and vowels; (2) intelligibility, accents, and variations; (3) an overview of intonation, stress, consonant clusters, and rhythm; (4) pronunciation teaching and technological resources; (5) pronunciation teaching activities: adaptation and design. All sessions were recorded in video format, resulting in 14 hours and 20 minutes of video recording at the end of the ten weeks. The recordings were transcribed into text format, formatted with Arial font size 12 and 1.5 spacing, resulting in a total of 97 pages and a sum of 37,150 words as the outcome. Based on the issues raised after reading the transcription, activities and academic papers were proposed focused on working with English pronunciation from the perspective of phonetics and phonology, even seeking to intertwine with the fields of Literature and Translation Studies. As a result, 7 scientific-academic productions were proposed, using phonetics and phonology as tools for teaching, improvement, and practice of pronunciation in the foreign language in some way. The transcriptions demonstrated to be a rich survey of everyday issues that English teachers face in relation to pronunciation teaching. For this reason, they still need further investigation and in-depth research, given the vast amount of information contained in the 37,150 words of the 97 pages transcribed.A perspectiva do Inglês como Língua Franca tem influenciado as práticas de ensino, as quais têm, cada vez mais, dedicado seus esforços para as questões de inteligibilidade de fala, o que faz com que disciplinas que enfoquem nos aspectos fonéticos e fonológicos da língua sofram com a redução da carga horária, ou mesmo sejam excluídas por completo, dos currículos de bacharelado e licenciatura, resultando em uma lacuna na formação desses profissionais. O presente trabalho pretende apresentar os desdobramentos pedagógicos a partir da revisão e da coleta de dados de uma oficina online realizada ao longo do ano de 2021. A oficina visava refletir sobre a fonologia do inglês e a inteligibilidade da fala, bem como explorar recursos pedagógicos para o ensino de pronúncia, oferecendo instruções aos professores de inglês a partir da fonética e da fonologia. Os conteúdos abordados na oficina incluíam: (1) consoantes e vogais do inglês; (2) inteligibilidade, sotaques e variações; (3) visão geral sobre entoação, acentuação tônica (stress), encontros consonantais (clusters) e ritmo; (4) ensino da pronúncia e recursos tecnológicos; (5) atividades de ensino de pronúncia: adaptação e design. Todos os encontros foram gravados em formato de vídeo, totalizando 14 horas e 20 minutos de gravação em vídeo ao final das dez semanas. As gravações foram transcritas em formato de texto, o qual foi formatado com fonte Arial tamanho 12 com espaçamento de 1,5, totalizando 97 páginas, somando 37.150 palavras como resultado o. Com base nos tópicos-problemas levantados após a leitura da transcrição, foram propostas atividades e trabalhos acadêmicos voltadas para o trabalho com a pronúncia da língua inglesa a partir da fonética e da fonologia, buscando-se, inclusive, o entrelaçamento com os campos da Literatura dos Estudos da Tradução. Como resultado, 7 produções científico-acadêmicas foram propostas tendo a fonética e fonologia como ferramenta para o ensino, aperfeiçoamento e prática da pronúncia na língua estrangeira de alguma forma. As transcrições se mostraram um rico levantamento de problemáticas cotidianas que os professores de inglês enfrentam em relação ao ensino da pronúncia. Por este motivo, elas seguem merecendo investigações e pesquisas mais aprofundadas dada a vasta quantidade de informações presentes nas 37.150 palavras das 97 páginas que resultaram da transcrição.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250281
Data: 2023


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