Políticas Educacionais e Educação em Ciências: fundamentos teórico-conceituais, formação de professores e prática pedagógica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Rodrigo Diego de |
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dc.contributor.author |
Dai Prá, Luísa Gonçalo |
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dc.date.accessioned |
2023-09-05T18:15:54Z |
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dc.date.available |
2023-09-05T18:15:54Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250237 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação.
Departamento de Estudos Especializados em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Num contexto de disputa entre interesses em relação aos rumos e objetivos da educação básica, grupos vinculados a diferentes instituições públicas e privadas – visam influenciar nos currículos educacionais e na formação dos professores, além de direcionar as políticas educacionais. Uma evidente expressão e materialização da disputa entre público e privado no Brasil e o fortalecimento histórico do neoliberalismo e neoconservadorismo pode ser encontrado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O referencial teórico e metodológico que fundamenta a pesquisa consiste no Materialismo Histórico e Dialético. Objetivamos neste trabalho, mapear e sistematizar as propostas curriculares para o Ensino de Ciências da Natureza dos estados da região Norte do Brasil. Analisamos os documentos comparativamente e discutimos as bases materiais que permeiam e influenciam na elaboração de políticas educacionais brasileiras. A partir da análise dos dados, pudemos observar diversas semelhanças no conteúdo e organização das propostas devido ao seu alinhamento na BNCC. Além disso, destacamos: (1) a redução da carga horária dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza; (2) uma maior fragmentação e superficialidade nos conteúdos; (3) um grande enfoque nas competências socioemocionais e uma perspectiva utilitarista das ciências. A partir da análise e discussão dos dados, constata-se que diante de um mundo de incertezas, crise estrutural do capital, crises ambientais, crises sociais, percebe-se o interesse do empresariado envolvido com a educação de preparar os estudantes para um mercado de trabalho instável. Isso materializa-se no incentivo ao estabelecimento de novos perfis de qualificação de mão de obra, a saber, indivíduos resilientes, competitivos e que utilizam seus conhecimentos para a remediação de problemas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
ciências da natureza |
pt_BR |
dc.subject |
materialismo histórico dialético |
pt_BR |
dc.title |
Políticas Educacionais e Educação em Ciências: fundamentos teórico-conceituais, formação de professores e prática pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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