Desenvolvimento de tecnologia educacional para transição do cuidado no transplante hepático

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Title: Desenvolvimento de tecnologia educacional para transição do cuidado no transplante hepático
Author: Grespi, Letícia de Oliveira
Abstract: Introdução: Este projeto está inserido no macroprojeto chamado “Cuidado da Equipe Multiprofissional no Transplante Hepático: Um olhar para o viver saudável”. Este projeto está intitulado “Desenvolvimento de tecnologia educacional para transição do cuidado no transplante hepático”. Jogos educativos em saúde têm potencial para ensinar e educar de forma interativa e lúdica. Essa tecnologia pode auxiliar pacientes a esclarecer dúvidas e gerenciar o autocuidado em domicílio. A tecnologia educacional proposta busca capacitar pacientes, familiares e cuidadores nos cuidados domiciliares complexos após o transplante. Objetivos: Desenvolver tecnologia educacional capaz de subsidiar ações de educação em saúde junto ao paciente submetido ao transplante hepático. Método: Estudo de desenvolvimento tecnológico baseado no Design Centrado no Usuário, conduzido em um hospital de referência em transplante hepático, ao sul do país. Os participantes incluíram pacientes submetidos ao transplante, enfermeiros e profissionais de Tecnologia da Informação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários de usabilidade. A análise envolveu a análise de conteúdo e a aplicação da escala System Usability Scale. Resultados: Participaram 17 pacientes, 7 enfermeiros e 4 profissionais de Tecnologia da Informação do presente estudo. Da amostra de pacientes, obteve-se 8 mulheres e 9 homens, com idades de 16-76 anos. Já entre os profissionais, a idade variou de 23 e 47 anos, com média de experiência profissional em 12,5 anos. O jogo possui cinco caminhos com os principais cuidados domiciliares, cada um com etapas e regras específicas. São eles: cuidados diários, higiene e conforto, uso de medicamentos, verificação da glicemia e uso de insulina. Na validação, a média geral foi de 1,38. A avaliação de usabilidade pelos pacientes média superior a 80 pontos, enquanto a dos profissionais foi superior a 75%. Discussão: O jogo educativo desenvolvido para pacientes de transplante hepático facilitou o aprendizado e a prática dos cuidados pós-transplante, como controle de glicemia e insulinoterapia. A participação dos pacientes na construção do jogo proporcionou ajustes e melhorias, tornando-o adequado para uso cotidiano. A avaliação de usabilidade foi positiva, demonstrando a viabilidade e eficácia do jogo como ferramenta educacional e de apoio à gestão do autocuidado em domicílio. O jogo mostrou-se uma tecnologia promissora para auxiliar enfermeiros na educação em saúde e na promoção da qualidade de vida. Considerações finais: Considera-se que a referida ferramenta poderá ser bastante eficaz para a educação em saúde, estando apta para ser usada na prática pelos usuários. A colaboração dos pacientes, profissionais de saúde e especialistas em tecnologia foi essencial. Possui potencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes ao fornecer informações detalhadas e incentivar o autocuidado ao paciente submetido ao transplante hepático.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250235
Date: 2023-09-05


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