Uso de HQ no ensino de materiais e processos sustentáveis - ANO II
Author:
Doehl, Yasmin Curvelo
Abstract:
A tecnologia e as formas de consumo vêm moldando as novas gerações e suas interações com o mundo. Neste contexto, percebe-se a necessidade de educadores buscarem métodos alternativos que apoiam e complementam a transmissão do conteúdo fugindo do tradicional — com aulas expositivas e “livros tradicionais”. Assim, surge a ideia de utilizar histórias em quadrinhos, uma mídia já comum para as pessoas, com um intuito educacional voltado para estudantes universitários, traduzindo o conteúdo da disciplina de Materiais para o formato de HQ, com foco na utilização com os cursos de Design, Design de Produto, Arquitetura e Engenharias. A metodologia utilizada se divide em etapas de produção, incluindo a pré-produção (pesquisa de conteúdo e referências visuais, criação de personagens e reference sheets e criação de pré-storyboards), a produção (com o desenvolvimento do roteiro, dos storyboards, do linework e das cores e finalização) e editoração (com a condensação do conteúdo para ser impresso e se tornar mídia física). Os resultados no período da bolsa, feitos pela aluna, foram a pintura do capítulo 4 do primeiro volume, a editoração do primeiro volume completo, a produção da capa para o primeiro volume, a criação de adesivos que foram utilizados como divulgação promocional, a produção por inteiro do prólogo do volume 2 e a criação de quatro tutoriais a respeito do projeto. É possível acessar essas e as demais produções do projeto, feitas em conjunto com os demais bolsistas, na página web dedicada a ele (https://hqmateriais.paginas.ufsc.br).
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
Departamento de Design e Expressão Gráfica – EGR.