Para onde com as iniquidades raciais em odontologia? : uma revisão narrativa sobre intervenções para combater injustiças raciais na odontologia

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Para onde com as iniquidades raciais em odontologia? : uma revisão narrativa sobre intervenções para combater injustiças raciais na odontologia

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Título: Para onde com as iniquidades raciais em odontologia? : uma revisão narrativa sobre intervenções para combater injustiças raciais na odontologia
Autor: Souza, Maria Clara Cardoso de
Resumo: Introdução: Até o presente, apenas três revisões da literatura avaliaram o impacto de intervenções na redução de iniquidades raciais em saúde geral; nenhuma delas considerou iniciativas de promoção da equidade racial na saúde bucal. Assim, esta revisão se propõe a responder as seguintes três perguntas de pesquisa: Existem intervenções para mitigar as iniquidades raciais em saúde bucal ou melhorar a saúde bucal de grupos racialmente marginalizados? Em caso afirmativo, quão bem-sucedidas foram tais intervenções na promoção da equidade racial em saúde bucal? As conclusões das revisões anteriores se alteram ao levar em consideração os achados das intervenções em saúde bucal? Métodos: Os estudos revisados implementaram intervenções para reduzir as iniquidades raciais ou promover a saúde bucal de grupos racial ou culturalmente oprimidos. Ensaios clínicos randomizados, experimentos naturais, estudos antes-e-depois e investigações observacionais que emulam experimentos, avaliando interações entre raça e ações potencialmente benéficas para a saúde bucal, foram selecionados para a análise desta revisão. Desfechos de saúde bucal avaliados clinicamente ou por meio de autorrelato foram considerados em estudos indexados no MEDLINE, LILACS, PsycInfo, SciELO, Web of Science, Scopus e Embase, considerando seus registros mais antigos até outubro de 2022.Tanto a exclusão dos artigos duplicados quanto a seleção dos trabalhos foram realizadas na plataforma Rayyan, por meio da leitura de títulos e resumos. No Covidence, foram realizadas a leitura dos trabalhos na íntegra e extraídos os dados dos estudos elegíveis. As pesquisas originais foram descritas quanto a suas características, incluindo delineamento empregado, local de realização, objetivos, faixa etária e caracterização racial dos participantes, além das conclusões dos próprios autores sobre a efetividade das intervenções avaliadas. As frequências 4 absolutas e relativas dessas características foram apresentadas em tabelas de contingência. Resultados: No total, 61 artigos foram considerados elegíveis. Em sua maioria, trata-se de publicações de 2012 a 2022, originadas na Austrália e nos Estados Unidos da América, com foco em medidas de educação em saúde bucal e na administração de flúor através de diferentes veículos, por exemplo, verniz e água de abastecimento fluoretados. As intervenções foram destinadas, em sua maioria, a uma população com até 12 anos de idade e ficaram restritas a algum grupo racialmente marginalizado, evitando estabelecer comparações com grupos dominantes. Conforme as conclusões dos próprios autores, houve redução das iniquidades raciais em saúde bucal em 10 (58,8%) dos 17 estudos que compararam dois ou mais grupos raciais entre si. Houve melhora das condições de saúde bucal em 39 (88,6%) dos 44 estudos que avaliaram o efeito da intervenção em um único grupo racial. Conclusão: Apesar de não terem sido consideradas em revisões anteriores da literatura, podemos afirmar há uma quantidade expressiva (n=61) de estudos avaliando o impacto de intervenções sobre as iniquidades raciais em saúde bucal ou melhoria das condições de saúde bucal de grupos racialmente marginalizados. Análises preliminares, baseadas exclusivamente nas conclusões dos autores dos estudos originais, sugerem que tais intervenções são frequentemente efetivas na redução das iniquidades ou melhoria da saúde bucal das populações investigadas. Em conjunto, as intervenções analisadas sugerem que há meios de reduzir as iniquidades raciais em saúde bucal, contrariando os dados das revisões anteriores, focadas em saúde geral.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250105
Data: 2023


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