Ensaios sobre consumo de cultura, capital cultural e educação: uma análise espacial para o Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Ensaios sobre consumo de cultura, capital cultural e educação: uma análise espacial para o Brasil

Show full item record

Title: Ensaios sobre consumo de cultura, capital cultural e educação: uma análise espacial para o Brasil
Author: Luz, Lucas Rodrigues
Abstract: Essa dissertação é formada por dois ensaios relacionados à economia da cultura e da educação no Brasil. O primeiro ensaio revela a distribuição espacial do consumo de cultura dos municípios e os fatores associados com o uso de museus, bibliotecas e cinemas por crianças. Pesquisas anteriores têm mostrado que o consumo de bens culturais tem relevante efeito positivo para o desenvolvimento de crianças, tais como: desenvolvimento socioemocional, aspirações escolares, proficiência acadêmica e formação de capital cultural. Pouco é conhecido sobre a distribuição espacial do consumo de cultura por crianças no Brasil e menos ainda, sobre os fatores condicionais do consumo cultural. A análise se utiliza de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica de 2017. Os resultados indicam autocorrelação espacial positiva no consumo de bens e serviços culturais por crianças. O consumo está associado à área escolar, gênero, hábitos, alfabetização parental e nível socioeconômico. Mas o consumo cultural, sendo uma proxy para o capital cultural, também afeta o desempenho acadêmico dos alunos e, assim, cria um círculo vicioso entre a desigualdade socioeconômica, o capital cultural e o desempenho escolar das crianças? O segundo ensaio analisa se o capital cultural dos alunos do 5º ano está associado ao seu desempenho acadêmico em matemática e língua portuguesa. As regressões de Mínimos Quadrados Ordinários indicam uma associação significativa entre capital cultural e desempenho acadêmico, mesmo quando se controla as características individuais e o contexto familiar. Além disso, observa-se uma dependência espacial significativa da proficiência e das autocorrelações espaciais do aluno. Clusters de capital cultural e proficiência ocorrem nas regiões Sudeste e Sul (Alto-Alto) e nas regiões Norte e Nordeste (Baixo-Baixo). Os resultados da dissertação implicam que as políticas de elevação do consumo de cultura das crianças no Brasil podem ser uma das peças do quebra-cabeça para abordar o ciclo vicioso de baixo nível socioeconômico, baixo capital cultural e do baixo desempenho acadêmico.Abstract: This dissertation consists of two essays related to the economy of culture and education in Brazil. The first essay reveals the spatial distribution of cultural consumption across municipalities and factors associated with children?s usage of museums, libraries, and theater. Previous research showed that cultural consumption has several positive effects on children's development, such as socioemotional development, school aspirations, academic proficiency, and cultural capital formation. Yet little is known about the spatial distribution of children's cultural consumption in Brazil; and even less about conditioning factors of cultural consumption. The analysis uses data from the National Basic Education Assessment System in 2017, a dataset that provides informations on a wide range of individual and socioeconomic characteristics. A high Moran?s I indicates strong spatial auto-correlations of cultural consumption. Moreover, cultural consumption is significantly associated with school area, gender, habits, and parental literacy and socioeconomic level. But does cultural consumption, being a proxy for cultural capital, also affect the academic performance of the students, and thus create a feedback loop between socioeconomic inequality, cultural capital, and children?s school performance? The second essay analyzes whether the cultural capital of 5th-grade students is associated with their academic performance in mathematics and Portuguese language. OLS regressions show a significant association between cultural capital and academic performance, even when controlling for individual characteristics and family background. Moreover, a significant spatial dependence of the student's proficiency and spatial autocorrelations can be observed. Clusters of cultural capital and proficiency occur in the southeast and south regions (High-High) and in the north and northeast regions (Low-Low). The results of the dissertation imply that policies to raise the cultural consumption of children in Brazil may be one of the puzzle pieces to address the vicous cyle of poor socioeconomic background, low cultural capital, and low academic performance.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249920
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PCNM0388-D.pdf 2.108Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar