Tecnologias digitais para mediação da leitura nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias digitais para mediação da leitura nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Souza Neto, Alaim
dc.contributor.author Santos, José Valdecir Marques dos
dc.date.accessioned 2023-09-01T13:05:19Z
dc.date.available 2023-09-01T13:05:19Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 382844
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249901
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm reconfigurado as relações sociais e, com frequência, cada vez maior, vêm sendo inseridas na educação, gerando muitos estudos e discussões no meio acadêmico sobre seu potencial pedagógico. A problemática desta pesquisa, no âmbito do PROFLETRAS, centra-se em investigar quais contribuições a inserção pedagógica de tais artefatos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa podem promover na formação de leitores. Como objetivo, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática para o ensino e aprendizagem da leitura mediada pelas TDIC a partir de pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica tendo como referencial as obras de Saviani (2009), Saviani e Newton (2020), Galvão, Lavoura e Martins (2022). Para os conceitos de leitura e literatura, a base teórica fundamenta-se em: Foucambert (1994), Lajolo e Ziberman (1996), Magnani (1989), Paiva (2008), e o conceito teórico de tecnologias, ancorou-se em Souza Neto (2016,2018,2020). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação qualitativa e participante, a qual buscou articular os três elementos supracitados. Dos resultados, verificou-se que a aplicação da PHC na prática docente possui uma certa complexidade, e exige muito estudo e investimento em formação continuada para a compreensão de suas bases teóricas. No entanto, quando articulada com o elemento TDIC, mostrou-se eficaz no sentido de levar os discentes a se aprofundarem nas questões subjacentes ao tema da obra escolhida para leitura, além de estimulá-los a ler outras obras e se envolverem em diversas práticas de leitura ofertadas no período em que o projeto foi aplicado.
dc.description.abstract Abstract: The Digital Information and Communication Technologies (DICTs) have been reconfiguring social relations and increasingly being incorporated into education, generating many studies and discussions in the academic sphere about their pedagogical potential. The problem addressed in this research, within the scope of ProfLetras, focuses on investigating which contribution(s) the pedagogical integration of such technological artifacts in Portuguese Language classes can promote in the readers development. As objective, a teaching sequence was developed and applied for the teaching and learning of reading mediated by DICTs through theoretical methodological assumptions of Historical-Critical Pedagogy. Based on the works of Saviani (2009), Saviani and Newton (2020), Galvão, Lavoura, and Martins (2022) as references. Regarding the concepts of reading and literature, the theoretical assumption relies on: Foucambert (1994), Lajolo and Zilberman (1996), Magnani (1989), Paiva (2008), and the theoretical concept of technologies is anchored in Souza Neto (2016, 2018, 2020). The adopted methodology was qualitative and participant action-research, which intended to articulate the three aforementioned elements. From the results, it was found that the application of the HCP in teaching practice has a certain complexity and requires a lot of study and investment in continuing education. However, when articulated with the DICT element, it was effective in leading students to deepen into the underlying issues of the chosen work for reading, besides that, stimulating them to read other works and engage them in various reading practices offered during the period in which the project was applied. en
dc.format.extent 129 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Tecnologia e educação
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.subject.classification Ensino
dc.title Tecnologias digitais para mediação da leitura nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental II
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0057-D.pdf 5.610Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar