Title: | "Uma invasão brasileira": o papel da agência Art&Comics na inserção de quadrinistas brasileiros no mercado mainstream estadunidense durante a década de 1990 |
Author: | Paula, Reverson Nascimento de |
Abstract: |
Essa tese tem como objetivo analisar o papel da agência Art&Comics na contratação de quadrinistas brasileiros por editoras estadunidenses durante a década de 1990, objetivando compreender como e através de que mecanismos a empresa possibilitou a inserção desses profissionais no cenário mainstream de produção de histórias em quadrinhos nos EUA. A tese defendida é que a agência funcionou como uma ponte entre os profissionais brasileiros e as editoras estadunidenses tendo em vista que a mesma rompeu barreiras econômicas, tecnológicas e de idioma, dessa maneira, tornando possível o agenciamento, a contratação e a produção dos quadrinistas. Portanto, a Art&Comics viabilizou o trabalho desses artistas para o mercado estrangeiro ao utilizar os contatos internacionais que os sócios-fundadores possuíam, estabelecer a comunicação com as empresas nos EUA através de telefonemas e fax, recrutar os quadrinistas, organizar os portfólios, receber e traduzir os roteiros, direcionar a produção, fornecer um local de trabalho, enviar os desenhos e receber o salário. Para a escrita desta tese, foram utilizadas notícias de jornais e revistas, entrevistas publicadas e relatos orais. Assim, buscamos cotejar a maior diversidade de fontes possíveis com o intuito de alargar a análise de dados e o escopo das reflexões. Nesse sentido, os resultados confirmaram a tese ao apontarem que a agência foi responsável pela viabilização da contratação desses quadrinistas por editoras como Marvel e DC, tornando possível uma ?invasão? brasileira ao mercado estadunidense durante o período analisado, na medida em que forneceu as condições de trabalho para que isso ocorresse. Assim, possivelmente, sem a Art&Comics, esse movimento não teria ocorrido naquele momento. Abstract: This thesis aims to analyze the role of the Art&Comics agency in hiring Brazilian comic artists by American publishers during the 1990s, aiming to understand how and through what mechanisms the company enabled the insertion of these professionals in the mainstream scenario of comic book production in the United States. USA. The thesis defended is that the agency worked as a bridge between Brazilian professionals and American publishers, considering that it broke economic, technological and language barriers, thus making it possible to manage, hire and produce comic artists. Therefore, Art&Comics made the work of these artists possible for the foreign market by using the international contacts that the founding partners had, establishing communication with companies in the USA through phone calls and faxes, recruiting comic artists, organizing portfolios, receiving and translating the scripts, direct the production, provide a place to work, send the drawings and collect the salary. For the writing of this thesis, news from newspapers and magazines, published interviews and oral reports were used. Thus, we sought to collate the greatest possible diversity of sources in order to broaden the data analysis and the scope of reflections. In this sense, the results confirmed the thesis by pointing out that the agency was responsible for enabling the hiring of these comic artists by publishers such as Marvel and DC, making possible a Brazilian ?invasion? of the US market during the analyzed period, insofar as it provided the conditions of work to make this happen. Thus, possibly, without Art&Comics, this movement would not have occurred at that time. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249824 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PHST0779-D.pdf | 2.224Mb |
View/ |