Abstract:
|
A variação biológica (VB) é a modificação quantitativa e fisiológica dos componentes dos fluidos corporais, a VB influencia a interpretação dos resultados de exames laboratoriais, por isso a necessidade de conhecer a VB dos analitos analisados laboratorialmente. A medida da glicemia é essencial para o monitoramento do diabetes, no entanto, os bancos de dados de Westgard e do EFLM apresentam a VB da glicose sérica e plasmática, mas não apresentam da glicemia capilar medida por meio de glicosímetros portáteis.
Para o estudo, seguindo as normas éticas, foram selecionados 17 indivíduos saudáveis entre 20 e 59 anos de idade, os quais foram treinados para realizar a análise da glicemia utilizando glicosímetros e o controle da qualidade dos dispositivos. As amostras de sangue capilar foram coletadas em jejum e 30 minutos após um desjejum padronizado, em intervalos semanais, por dez semanas.
Os resultados dos controles semanais de cada glicosímetro foram utilizados para calcular o coeficiente de variação analítico (CVA) que é a dispersão dos resultados que o dispositivo apresenta. A dispersão dos resultados de controle foi em média de 5,59% , no entanto, para os métodos de glicemia plasmática é aceitável que a variação analítica dos equipamentos laboratoriais seja de 3,8%. Com os resultados de glicemia capilar de cada indivíduo foi calculado o coeficiente de variação intraindividual (CVI), que em jejum foi de 3,49% e pós-prandial de 8,07%, em comparação, a glicemia plasmática tem uma variação intraindividual (CVI) de 5,0%. Os resultados de glicemia capilar foram então comparados entre os indivíduos e demonstrou um coeficiente de variação interindividual (CVG) em jejum de 5,73% e pós-prandial de 12,61%. Em comparação, a glicemia plasmática tem uma variação entre os indivíduos (CVG) de 8,1% .
Com os resultados de CVI e CVG também foi possível calcular o índice de individualidade em jejum (0,65) e pós-prandial (0,86). Com CVA e CVI foi possível calcular a mudança de resultado considerada crítica (Reference change value) em jejum (18,37%) e pós- prandial (27,86%), os quais são importantes para monitoramento e interpretação dos resultados de exames laboratoriais. Com os resultados de CVI e CVG também é possível estabelecer critérios de desempenho analítico para os glicosímetros. |