Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
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dc.contributor.author |
Mourão, Nadja Maria |
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dc.contributor.author |
Melo, Caio Lacerda de |
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dc.date.accessioned |
2023-08-17T18:31:28Z |
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dc.date.available |
2023-08-17T18:31:28Z |
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dc.date.issued |
2018-04-18 |
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dc.identifier.issn |
2448-2838 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516 |
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dc.description.abstract |
Um produto pode atender aos fatores sociais e aos requisitos fundamentais e essenciais do
consumidor sem despertar o prazer na relação entre produto e consumidor. Esse trabalho busca
apresentar relações do design afetivo e alguns impactos de projetos sociais relacionadas aos
calçados. O programa "Guardiões da infância" da UNICEF Croácia, busca conscientizar os
consumidores para a erradicação da pobreza extrema na África. Outro exemplo é a campanha
“Coloque-se no lugar dela”, onde um grupo de advogados relatou violações dos direitos dos
trabalhadores domésticos no Kuwait. O terceiro exemplo foi a campanha “Pegada Sustentável” da
Adidas, que teve grande impacto em São Paulo e em outras cidades onde existem lojas da marca.
Nos exemplos apresentados pode-se comprovar a importância do papel do designer quanto
formador de opinião. É importante destacar a contribuição sustentável, neste caso, a
sustentabilidade afetiva pelos conceitos éticos do consumidor é possível criar um vínculo prazeroso
entre o produto e o usuário. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A product can meet the fundamental and essential categories and requirements of the costumers
without arousing or enjoying the relationship between product and consumer. This project
searches for solutions of affective design and some impacts of direct projects related to footwear.
UNICEF's program "Guardiões da Infância" in Croatia raises awareness among consumers about
the eradication of extreme poverty in Africa. Another example is the campaign called "Coloque-se
no lugar dela" where a group of lawyers reported violations of the rights of domestic workers in
Kuwait. The third example of a campaign is "Pegada Sustentável" of Adidas, which had great
impacts in São Paulo and other cities where there are stores of the brand. The examples presented
here demonstrate the importance of the opinion-forming role of the designer. It is important to
highlight a sustainable contribution, in this case, an affective sustainability for the ethical concepts
of consumption and creation of a pleasant bonding between the product and the user. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Design afetivo; sustentabilidade; calçados. |
pt_BR |
dc.subject |
affective design; sustainability; Footwear. |
pt_BR |
dc.title |
Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affective design and sustainability: social stimulation at the feet of humanity |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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