A relação entre orientação educacional e estudantes da educação especial: o que os documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis?

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A relação entre orientação educacional e estudantes da educação especial: o que os documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis?

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Title: A relação entre orientação educacional e estudantes da educação especial: o que os documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis?
Author: Freitas, Emanuela de
Abstract: A presente pesquisa busca conhecer a relação do trabalho da orientação educacional para com os estudantes da educação especial, tendo como base os documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, especialmente editais de concurso e processos seletivos dos anos de 2019 a 2023. Tem como objetivo central compreender o papel, os limites e as possibilidades do trabalho da orientação educacional para com os estudantes mencionados na referida Rede. Os objetivos específicos da pesquisa consistiram, principalmente em: conhecer a história da orientação educacional; conhecer a organização da educação especial na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; mapear as atribuições do/a orientador/a educacional. As principais perguntas que motivaram esta pesquisa foram: como está organizado o trabalho da orientação educacional no Brasil e, em especial, na Rede Municipal?; quais documentos oficiais da Rede apresentam o trabalho da orientação e do AEE? que articulações são possíveis entre esses dois setores?; de que forma a orientação educacional pode e deve ajudar na inclusão de estudantes da educação especial?; quais são os limites e possibilidades do seu trabalho para com esses estudantes?; Para que tais objetivos e questões fossem atingidos a pesquisa começou por contextualizar a orientação educacional e tudo o que a ela está relacionada, desde a década de 1920 até os dias atuais; na sequência apresentei a educação especial levando em consideração sua organização na Rede Municipal e as determinações na política nacional; posteriormente, a partir levantamento documental feito na Secretaria de Educação, fiz análise de quatro documentos, dialogando entre as atribuições do/a orientador/a educacional, do/a professor/a do atendimento educacional especializado e do/a professor/a auxiliar de educação especial. Não encontrei documentos que tratem da relação supracitada de forma explícita, mas a partir das atribuições dos profissionais identifiquei aproximações e possibilidades de trabalhos integrados, pensando no fortalecimento das relações e do processo de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249262
Date: 2023-06-23


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