A dimensão político-pedagógica do Serviço Social: tendências nas produções científicas entre 2002-2022
Show full item record
Title:
|
A dimensão político-pedagógica do Serviço Social: tendências nas produções científicas entre 2002-2022 |
Author:
|
Januário, Maria Júlia Castro
|
Abstract:
|
Neste trabalho, investigamos as principais tendências da dimensão político pedagógica do Serviço Social brasileiro a partir da produção de uma pesquisa do
tipo estado da arte e tendo como referencial inicial de pesquisa as produções de
Marina Maciel Abreu. A pesquisa possui caráter misto: qualitativo e quantitativo. O
recorte temporal é dos anos 2002 a 2022. A metodologia utilizada nos dois primeiros
capítulos é de revisão bibliográfica, enquanto no capítulo final realizamos uma
pesquisa de natureza exploratória, realizando levantamento de dados sobre o objeto
de pesquisa com buscadores pré-definidos, seguido de análise dos materiais
encontrados e selecionados enquanto relevantes para o trabalho. O método de
análise utilizado é o método crítico-dialético e os materiais analisados são teses,
dissertações e artigos de revistas do Serviço Social. Para discutir a dimensão
político-pedagógica, fazemos uma contextualização do Serviço Social brasileiro e
sua história, discutimos sobre o Estado, ideologia e as disputas da luta de classes
na atuação profissional, de forma a entender como o caráter iminentemente político
da profissão perpassa a sua função educativa. Entre os resultados elencados nesta
pesquisa, analisamos que há uma baixa produção acadêmica sobre o assunto e a
perspectiva crítica em consonância com o Projeto Ético-Político é presente em todos
os trabalhos analisados. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249148
|
Date:
|
2022-12-02 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar