Análise de trechos para conectividade entre unidades de conservação municipais na porção centro-sul da Ilha de Santa Catarina, Brasil

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Análise de trechos para conectividade entre unidades de conservação municipais na porção centro-sul da Ilha de Santa Catarina, Brasil

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Título: Análise de trechos para conectividade entre unidades de conservação municipais na porção centro-sul da Ilha de Santa Catarina, Brasil
Autor: Santucci, Luca Mattos
Resumo: A fragmentação de habitats configura, atualmente, a principal causa da extinção de espécies e biodiversidade no Planeta Terra. A Ilha de Santa Catarina, apesar de ter grande parte do seu território protegido por unidades de conservação e áreas de preservação permanente, está sujeita a este processo devido ao rápido e intenso adensamento urbano, principalmente nas paisagens de planície costeira. Neste contexto, é fundamental se pensar no estabelecimento de conexões entre os habitats naturais visando garantir a dinâmica e fluxo das espécies, tendo em vista que os corredores de urbanização, ou manchas urbanas, dificultam a ligação na matriz natural. Este trabalho parte da indagação acerca de como é possível promover a conectividade da paisagem natural da Ilha. Sendo assim, pretendeu-se analisar quatro trechos nas regiões leste e sul da porção insular do município de Florianópolis visando a promoção da conectividade entre as unidades de conservação existentes. As áreas selecionadas já haviam sido previamente indicadas em outras produções como potenciais para o estabelecimento de corredores ecológicos. Objetivou-se, portanto, aprofundar o conhecimento desses locais a partir da realização de um diagnóstico da sua situação no momento de construção da pesquisa. A realização dessa caracterização foi viabilizada através de levantamentos bibliográficos, de dados geoespaciais e atividades de campo. Através dos procedimentos de análise da paisagem, foi possível associar as informações relativas às características físicas e políticas das áreas de abrangência dos trechos, bem como dos hábitos e comportamentos das espécies de mamíferos de médio e grande porte existentes na área de estudo. Sendo assim, pôde-se aferir se os trechos definidos são ou não funcionais quanto a efetivação da sua função de conexão através da análise da sua qualidade ambiental e estado de conservação, bem como das demais potencialidades e dificuldades que incidem sobre essas áreas com base em análises de paisagem em escala local. Além disso, buscou-se assinalar iniciativas que visem promover a conectividade das áreas a partir do enriquecimento da sua qualidade ambiental e da instalação de infraestruturas nas estradas que os fragmentam.The fragmentation of habitats currently constitutes the main cause of species extinction and biodiversity loss on Earth. Despite having a significant portion of its territory protected by conservation units and permanent preservation areas, the Island of Santa Catarina is subject to this process due to rapid and intense urban development, particularly in coastal plains landscapes. In this context, it is essential to consider the establishment of connections between natural habitats to ensure the dynamics and flow of species, considering that urban corridors or urban patches hinder connectivity in the natural matrix. This study arises from the question of how it is possible to promote the natural landscape connectivity of the Island. Therefore, the aim was to analyze four sections in the eastern and southern regions of the insular portion of the municipality of Florianopolis, aiming to promote connectivity between conservation units. The selected areas had already been previously identified in other studies as potential sites for establishing ecological corridors. The objective was to deepen the knowledge about these locations by conducting a diagnosis of their current situation at the time of the research. This characterization was made possible through literature review, geospatial data analysis and field activities. By using landscape analysis procedures, it was possible to associate information regarding the physical and political characteristics of the areas covered by the sections, as well as the habits and behaviors of medium and large-size mammal species existing in the study area. Thus, it was possible to assess whether the defined sections area functional or not in terms of fulfilling their connectivity function by analyzing their environmental quality and conservation status, as well as other potentialities and difficulties that affect theses areas base on local-scale landscape analyses. Additionally, efforts were made to identify initiatives aimed at promoting connectivity in these areas by enhancing their environmental quality and implementing infrastructures on the roads that fragment them.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Geografia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249037
Data: 2023-06-26


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