A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS MORADORES DE SANTA CATARINA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS MORADORES DE SANTA CATARINA

Mostrar registro completo

Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS MORADORES DE SANTA CATARINA
Autor: Medeiros, Lucas Lapa Daux
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em identificar os benefícios do aprendizado sobre educação financeira durante o período escolar para os alunos de Santa Catarina, contribuindo assim futuramente para a sociedade em geral. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um questionário composto por 42 perguntas aos residentes de Santa Catarina, dividido em quatro blocos. O primeiro bloco buscou traçar o perfil socioeconômico dos respondentes, o segundo destacou por meio de questionamentos a importância do tema na vida dos participantes, o terceiro avaliou o conhecimento sobre educação financeira e o último explorou o perfil financeiro dos participantes. O questionário foi respondido por 61 moradores de Santa Catarina entre 1o de abril de 2023 e 15 de maio de 2023. Os dados foram analisados e revelaram que, embora os respondentes afirmassem possuir conhecimento financeiro suficiente para gerirem suas próprias finanças, a maioria deles não realizavam investimentos, não contribuíam para uma previdência privada ou possuíam apenas conhecimentos básicos sobre o assunto. Observou-se também que todos os participantes consideraram a educação financeira essencial ou importante, sendo que mais de 80% deles expressaram o desejo de ter aprendido sobre o tema na escola. Dessa forma, por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo destaca os benefícios da educação financeira durante a formação dos estudantes
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248878
Data: 2023-06-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_BU_Lucas_Lapa_Daux_Medeiros (1).pdf 2.500Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar