Construção de modelos moleculares acessíveis: uma proposta para o ensino de química com impressora 3D
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Richetti, Graziela Piccoli |
|
dc.contributor.author |
Gaspar, Gabriela |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-13T12:38:33Z |
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dc.date.available |
2023-07-13T12:38:33Z |
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dc.date.issued |
2023-07-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248784 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O avanço dos direitos às pessoas com deficiência nos últimos anos, com a
homologação da Lei Brasileira de Inclusão, impacta diretamente na educação
formal destinada a este grupo. Para que a pessoa com deficiência tenha acesso
a um ensino justo e igualitário, é imprescindível que as escolas atendam às
demandas específicas dos estudantes com deficiência, como, por exemplo,
materiais adaptados para estudantes com deficiência visual. Para tal, tem-se
empregado as tecnologias assistivas educacionais. No ensino de química, o
maior desafio está em encontrar materiais adaptados para estudantes com
deficiência visual, visto que a química se baseia em diversos fenômenos visuais
e conceitos abstratos. Destarte, esta pesquisa objetiva favorecer o processo de
ensino-aprendizagem em química com a criação de uma tecnologia assistiva
educacional para pessoas com deficiência visual – cegos e baixa visão. A
tecnologia em questão se trata de um modelo molecular adaptado para
estudantes com deficiência visual, a partir da diferenciação de elementos de uma
molécula pelo tato, produzidos com impressoras 3D. Foram produzidas 65
peças, envolvendo esferas com símbolos, conectores e um sistema de símbolos
e legendas em Braille. Esse modelo molecular permite a criação de diversas
moléculas com poucas esferas e, dessa forma, considera-se que o modelo
molecular adaptado para estudantes com deficiência visual apresenta
potencialidades para auxiliar no ensino de ligações químicas e de geometria
molecular. |
pt_BR |
dc.format.extent |
42 f |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Blumenau, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
pt_BR |
dc.subject |
tecnologia assistiva educacional |
pt_BR |
dc.subject |
modelos moleculares |
pt_BR |
dc.subject |
impressora 3D |
pt_BR |
dc.subject |
educational assistive technology |
pt_BR |
dc.subject |
molecular model |
pt_BR |
dc.subject |
3D printer |
pt_BR |
dc.title |
Construção de modelos moleculares acessíveis: uma proposta para o ensino de química com impressora 3D |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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