Construção de modelos moleculares acessíveis: uma proposta para o ensino de química com impressora 3D

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Construção de modelos moleculares acessíveis: uma proposta para o ensino de química com impressora 3D

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Richetti, Graziela Piccoli
dc.contributor.author Gaspar, Gabriela
dc.date.accessioned 2023-07-13T12:38:33Z
dc.date.available 2023-07-13T12:38:33Z
dc.date.issued 2023-07-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248784
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química. pt_BR
dc.description.abstract O avanço dos direitos às pessoas com deficiência nos últimos anos, com a homologação da Lei Brasileira de Inclusão, impacta diretamente na educação formal destinada a este grupo. Para que a pessoa com deficiência tenha acesso a um ensino justo e igualitário, é imprescindível que as escolas atendam às demandas específicas dos estudantes com deficiência, como, por exemplo, materiais adaptados para estudantes com deficiência visual. Para tal, tem-se empregado as tecnologias assistivas educacionais. No ensino de química, o maior desafio está em encontrar materiais adaptados para estudantes com deficiência visual, visto que a química se baseia em diversos fenômenos visuais e conceitos abstratos. Destarte, esta pesquisa objetiva favorecer o processo de ensino-aprendizagem em química com a criação de uma tecnologia assistiva educacional para pessoas com deficiência visual – cegos e baixa visão. A tecnologia em questão se trata de um modelo molecular adaptado para estudantes com deficiência visual, a partir da diferenciação de elementos de uma molécula pelo tato, produzidos com impressoras 3D. Foram produzidas 65 peças, envolvendo esferas com símbolos, conectores e um sistema de símbolos e legendas em Braille. Esse modelo molecular permite a criação de diversas moléculas com poucas esferas e, dessa forma, considera-se que o modelo molecular adaptado para estudantes com deficiência visual apresenta potencialidades para auxiliar no ensino de ligações químicas e de geometria molecular. pt_BR
dc.format.extent 42 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. pt_BR
dc.subject tecnologia assistiva educacional pt_BR
dc.subject modelos moleculares pt_BR
dc.subject impressora 3D pt_BR
dc.subject educational assistive technology pt_BR
dc.subject molecular model pt_BR
dc.subject 3D printer pt_BR
dc.title Construção de modelos moleculares acessíveis: uma proposta para o ensino de química com impressora 3D pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC Gabriela Gaspar.pdf 663.4Kb PDF View/Open TCC

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