A criação de uma empresa produtora e comercializadora de alimentos saudáveis idealizada por nutricionistas empreendedores: estudo de caso da empresa Veritá

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A criação de uma empresa produtora e comercializadora de alimentos saudáveis idealizada por nutricionistas empreendedores: estudo de caso da empresa Veritá

Mostrar registro completo

Título: A criação de uma empresa produtora e comercializadora de alimentos saudáveis idealizada por nutricionistas empreendedores: estudo de caso da empresa Veritá
Autor: Rosso, Marina Peyrot
Resumo: Algumas empresas do ramo alimentício inovam na formulação de seus produtos com o objetivo de se adequarem às demandas do mercado, que por sua vez, está cada vez mais exigente e específico, oferecendo assim produtos que forneçam maior valor nutricional, contribuindo para a qualidade de vida dos consumidores. O presente estudo teve como objetivo analisar a criação e a atuação de uma empresa produtora e comercializadora de alimentos saudáveis idealizada por nutricionistas empreendedores. Trata-se de um trabalho descritivo, com abordagem qualitativa, o qual se caracteriza como uma pesquisa exploratória. Da mesma forma, também consiste em um estudo de caso, visto que buscou conhecer a realidade de uma empresa que atua no ramo de alimentação saudável. As atividades desta empresa se apresentam em duas principais vertentes, sendo uma a indústria de alimentação saudável fabricante dos produtos e outra sendo o modelo de negócio comercial do tipo franchising, com lojas pelo país. Por meio da aplicação de entrevistas, constituídas por um questionário semiestruturado, foram coletados dados que serviram para uma análise qualitativa. Os resultados apontaram relevantes características aliadas a um perfil empreendedor, como liderança e coragem, as habilidades que um bom empreendedor deve apresentar, tal qual identificar oportunidades, assumir riscos, demonstrar criatividade e inovação. Além disso, constatou-se que um excelente planejamento estratégico realizado pela empresa de alimentação saudável faz diferença para a manutenção e rentabilidade no mercado. Concluiu-se que todos os diferenciais da empresa, como o fato de ter sido idealizada por nutricionistas empreendedores, a preferência por ingredientes orgânicos, embalagens de papel, o modelo de negócio pautado em uma boa experiência cliente-empresa, e o detalhado processo de criação da empresa analisada, foram essenciais para tal reconhecimento no âmbito alimentício e comercial como uma das empresas produtoras de alimentos saudáveis e inclusivos mais renomadas do país.
Descrição: TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Nutrição.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248672
Data: 2023-07-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Marina Peyrot Rosso.pdf 3.183Mb PDF Visualizar/Abrir TCC
Pedido_de_embargo_TCC_Marina_Rosso_assinado.pdf 324.3Kb PDF Visualizar/Abrir Embargo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar