A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole

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A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole

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Title: A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole
Author: Dauer, Marilia Gabriela Salomao
Abstract: Quando se trata de jogos, criar algo divertido e envolvente é um desafio constante na produção. Com isso em mente, este artigo aborda os processos de criação de um jogo, desde a pré-produção até a pós-produção, com o objetivo prático de explorar a aplicação eficaz da teoria das cores em um jogo de plataforma 2D, a fim de aumentar a imersão do jogador. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma obra derivada (spin-off) do projeto multimídia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulada The Rotfather, que acompanha a jornada de Nezumi, um jovem rato em busca de vingança pela morte de seus pais. Cada fase do jogo também representa um estágio de luto, conforme definido pela psiquiatra Elizabeth Kübler-Ross, sendo simbolizado por uma paleta de cores específica, aplicada principalmente ao cenário do jogo. Ao concluir a produção deste projeto, foi observado que, embora existam mais emoções do que cores disponíveis, é possível influenciar o jogador de maneira coerente, aprimorando sua experiência em diversos tipos de jogos.When it comes to games, creating something fun and engaging is a constant challenge in production. With that in mind, this article addresses the processes of game creation, from pre-production to post-production, with the practical goal of exploring the effective application of color theory in a 2D platform game to enhance player immersion. To achieve this goal, a derivative work (spin-off) was developed from the multimedia project of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), titled "The Rotfather," which follows the journey of Nezumi, a young rat seeking revenge for the death of his parents. Each game stage also represents a stage of grief, as defined by psychiatrist Elizabeth Kübler-Ross, symbolized by a specific color palette primarily applied to the game's environment. Upon completing the production of this project, it was observed that, although there are more emotions than available colors, it is possible to consistently influence the player, enhancing their experience in various types of games.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248620
Date: 2023-06-23


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Artigo TCC - Marilia Gabriela Salomão Dauer.pdf 16.42Mb PDF View/Open Artigo TCC - Marilia
Memorial descritivo.pdf 55.41Kb PDF View/Open Memorial descritivo
TCC.mp4 149.4Mb MPEG-4 video View/Open Gameplay da demo do jogo No Escuro da Metrópole
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