Melhoria da conversão de um produto digital de venda de imóveis por meio da aplicação da metodologia Double Diamond

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Melhoria da conversão de um produto digital de venda de imóveis por meio da aplicação da metodologia Double Diamond

Mostrar registro completo

Título: Melhoria da conversão de um produto digital de venda de imóveis por meio da aplicação da metodologia Double Diamond
Autor: Draskóczy, Luanna
Resumo: O desenvolvimento tecnológico proporcionou uma nova forma para se conectar e desenvolver atividades – o digital. A partir disso, novos serviços e produtos passaram a também integrar o ambiente digital, viabilizando o desenvolvimento de novas empresas, também denominadas de Startups, principalmente focadas em tecnologias. Ao se analisar o cenário brasileiro, já é possível identificar diversos casos de proptechs - startups relacionadas ao setor imobiliário e de construção. Em 2022, havia 17 startups classificadas como unicórnios – empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares, duas delas sendo proptechs. A atuação das proptechs normalmente está baseada em um produto digital. Esses produtos também necessitam de aprimoramento, ainda que sejam digitais. Apesar disso, não existe uma única metodologia aplicada pelas empresas para conduzir as melhorias e atualizações deste tipo de produto. A literatura apresenta diversas metodologias para conduzir o processo de desenvolvimento e melhoria de produtos digitais, tais como o Ciclo PDCA, Design Thinking, Lean Startup, Double Diamond, entre outros. O Double Diamond consiste em uma metodologia derivada do Design Thinking, com a proposição de etapas para a resolução de problemas focados em uma visão centrada no cliente. Apesar de o Double Diamond ser uma metodologia muito promissora para conduzir o desenvolvimento de produtos digitais, o número de suas aplicações em produtos digitais ainda é escasso na literatura. Desta forma, o presente estudo busca apresentar uma aplicação da metodologia Double Diamond no desenvolvimento e melhoria de um produto digital, a fim de resolver o problema de conversão de venda de imóveis dentro de uma startup do mercado imobiliário. A partir do desenvolvimento de todas as etapas propostas na metodologia Double Diamond, obteve-se um aumento de demanda nas visitas em 7,14%, sendo essa progressão correlacionada ao aumento de conversão de venda. Esse resultado está também relacionado a contribuição prática deste trabalho, tendo em vista a melhoria do produto digital dentro da empresa. Quanto a contribuição teórica deste trabalho, sua importância relaciona-se a aplicação de metodologia Double Diamond para a solução de um problema dentro de um produto digital.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248325
Data: 2023-06-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC - Luanna_Draskoczy_versãofinal.pdf 2.499Mb PDF Visualizar/Abrir TCC - Luanna Draskoczy
AtaDefesa_LuannaDraskoczy_assinado.pdf 264.9Kb PDF Visualizar/Abrir Ata de defesa - Luanna Draskoczy

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar