Title: | Treinamento e Desenvolvimento: Estudo de caso na empresa Blank Basics |
Author: | Silva, Letícia Gonçalves da |
Abstract: |
O objetivo deste estudo é analisar a estruturação de um programa de treinamento e desenvolvimento para o setor de vendas na empresa Blank Basics, que se dedica à fabricação e venda de roupas. Considerando a crescente valorização do capital intelectual nas organizações, é evidente a importância de investir em treinamentos para aprimorar constantemente o conhecimento, buscando crescimento e um diferencial competitivo. Ao identificar a ausência de um treinamento formal e estruturado no setor de vendas da empresa em questão, buscou-se estudar uma solução para esse problema. Realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, aprofundando-se na estrutura de treinamento atual da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a gerente, que possui influência direta no treinamento de vendas, e com uma vendedora. Posteriormente, realizou-se uma análise que estabeleceu conexões entre as informações obtidos nas entrevistas e as teorias relevantes. Essa vinculação de dados à teoria permitiu identificar pontos fortes e fracos dos programas de treinamento existentes na empresa, possibilitando a proposição de um programa que alcance uma efetividade ideal para a organização. A proposta de treinamento contemplou o levantamento de necessidades na qual serão feitas analises da organização, das tarefas e do indivíduo no setor de vendas. A segunda etapa é o planejamento, que leva em consideração o levantamento de necessidades para planejar ações a fim de se concretizar o treinamento considerando práticas seguras para sua efetivação. E por fim, a avaliação dos resultados, feita de acordo com quatro níveis: reação, aprendizado, comportamento e resultados. The objective of this study is to analyze the structuring of a training and development program for the sales sector in the company Blank Basics, which is dedicated to the manufacture and sale of clothing. Considering the growing appreciation of intellectual capital in organizations, it is evident the importance of investing in training to constantly improve knowledge, seeking growth and a competitive edge. By identifying the absence of formal and structured training in the sales sector of the company in question, we sought to study a solution to this problem. For this, an applied, descriptive and qualitative research was carried out, delving into the company's current training structure. Data were collected through semi-structured interviews with the manager, who has direct influence on sales training, and with a salesperson. Subsequently, an analysis was carried out that established connections between the information obtained in the interviews and the relevant theories. This linking of data to theory allowed identifying strengths and weaknesses of existing training programs in the company, enabling the proposition of a program that achieves ideal effectiveness for the organization. The training proposal included a survey of needs in which analyzes of the organization, tasks and individual in the sales sector will be carried out. The second step is planning, which takes into account the survey of needs to plan actions in order to implement the training considering safe practices for its effectiveness. And finally, the evaluation of the results, made according to four levels: reaction, learning, behavior and results. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248278 |
Date: | 2023-06-29 |
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TCC.pdf | 1.221Mb |
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