ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE A LEI 14.300 E A RESOLUÇÃO NORMATIVA 482 PARA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL.

DSpace Repository

A- A A+

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE A LEI 14.300 E A RESOLUÇÃO NORMATIVA 482 PARA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL.

Show full item record

Title: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE A LEI 14.300 E A RESOLUÇÃO NORMATIVA 482 PARA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL.
Author: Locks, Bernardo Santana
Abstract: A energia solar é uma das fontes energéticas mais amplamente utilizadas no mundo, e seu crescimento tem sido constante no Brasil. Para promover o uso seguro e sustentável da energia fotovoltaica, foi estabelecido, em 2012, um marco regulatório chamado Resolução Normativa 482 pela ANEEL. No entanto, essa resolução não estava respaldada por lei constitucional, o que gerava instabilidade e desconforto no setor de energia solar. Após um amplo debate, em 6 de janeiro de 2022, o então presidente da República sancionou a Lei 14.300, conhecida como Marco Legal da Energia Solar. Essa lei trouxe alterações em relação à Resolução Normativa 482, o que pode afetar as vantagens e a viabilidade da instalação de sistemas fotovoltaicos em unidades consumidoras. Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso em uma residência atendida pela concessionária CELESC, a fim de determinar se ainda é vantajoso ou não instalar um sistema fotovoltaico.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248182
Date: 2023-07-27


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_BERNARDO_LOCKS_final_assinado.pdf 2.956Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar