Produção de material educativo como estratégia de cuidados domiciliares para pessoas com feridas

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Produção de material educativo como estratégia de cuidados domiciliares para pessoas com feridas

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Título: Produção de material educativo como estratégia de cuidados domiciliares para pessoas com feridas
Autor: Panichi, Maria Luiza
Resumo: Objetivo: Desenvolver materiais educativos para cuidados domiciliares de pessoas com feridas. Metodologia: desenvolvimento tecnológico que visa o desenvolvimento de materiais educativos sobre a realização de curativos domiciliares, voltado para o cuidado de feridas após a alta hospitalar do paciente. O mesmo foi desenvolvido em um hospital universitário localizado no Sul do Brasil e no Laboratório de Práticas Simuladas do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo foi operacionalizado em três etapas. Na primeira etapa, denominada pré-produção, foi realizada a produção de conteúdo, roteiro e materiais que iriam compor os vídeos. Na segunda etapa, denominada produção, ocorreu a gravação dos vídeos educativos. Na terceira e última etapa, denominada pós produção, foi criada uma logomarca; um branding; uma cartilha educativa; um canal de vídeos; um e book; e, finalmente, desenvolvido um site. Resultados: A primeira fase resultou na produção do conteúdo, elaboração dos roteiros escritos, abordando-se os temas pré-definidos, e na confecção de feridas simuladas. A segunda fase originou três vídeos educativos, como estratégia de cuidado domiciliar, abordando temas como, armazenamento dos materiais utilizados durante a realização do curativo; diferença entre técnica limpa e técnica estéril; limpeza da ferida; coberturas primárias e secundárias; os principais sinais de inflamação que os pacientes devem ficar alertas durante a realização do curativo domiciliar. A terceira fase resultou em um site que contém os roteiros dos vídeos, as gravações e o livro online; criação do canal “CurAtiva Enfermagem” na plataforma de vídeos online Youtube®; produção de um E-book contendo os conteúdos gravados, associado a figuras, exemplificando as orientações; uma cartilha educacional com QR Codes para acesso dos pacientes e profissionais aos vídeos educativos; e, desenvolvimento de um site, contendo os vídeos, os roteiros e o e-book em uma única plataforma para que todos os materiais desenvolvidos pela pesquisadora responsável possam ser encontrados pelos pacientes em um único lugar. Conclusão: Conclui-se que os materiais propostos se apresentam como ferramentas relevantes para uso na prática assistencial do enfermeiro, no sentido de orientar pacientes que apresentam feridas, bem como seus cuidadores. Reforça-se que as etapas de validação de face e de conteúdo dos materiais serão realizadas em pesquisas futuras
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248181
Data: 2023-06-23


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