Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso

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Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso

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Title: Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
Author: Koerich, Andreas Sell
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral determinar a rentabilidade dos clientes de uma empresa B2B2C que oferece seus serviços aos colaboradores das empresas parceiras. Para a construção da análise de rentabilidade dos clientes, foi realizado um estudo de caso no qual as informações utilizadas foram obtidas através do acesso aos bancos de dados da empresa, e por meio de conversa com os colaboradores das áreas responsáveis. A empresa estudada conta com 36 colaboradores, e oferece os produtos de empréstimo consignado, salário sob demanda e consultoria financeira aos seus clientes finais por meio do aplicativo desenvolvido pela própria empresa. Com base no estudo, foi possível identificar as receitas geradas por cada um dos clientes e por tipo de produto, e por meio do método ABC estruturar os custos envolvidos para servir os clientes, dessa forma, possibilitando observar aqueles clientes que geram lucro, e os que consomem o lucro acumulado gerado, sendo possível realizar uma análise comparativa entre os clientes, e identificar o impacto das diferentes demandas no momento de servir cada um. Dessa maneira, com o apoio da análise de custos, a partir dos resultados obtidos, é possível aprofundar as discussões que visam aperfeiçoar o modelo de negócio da empresa focando na melhoria de seus resultados.The general objective of this present study was to determine the customers profitability of a B2B2C company that offers its services to employees of partner companies. For the construction of the customer profitability analysis, a case study was carried out in which the information used was obtained through access to the company's databases, and through conversation with the employees of the responsible areas. The case study company has 36 employees, and offers payroll loan products, salary on demand and financial advice to its end customers through an app developed by the company itself. Based on the study, it was possible to identify the revenues generated by each of the customers and by type of product, and through the ABC method, structure the costs involved in serving customers, thus making it possible to observe those customers that generate profit, and those that consume the accumulated profit generated, making it possible to carry out a comparative analysis between customers, and identify the impact of different demands when serving each one. In this way, with the support of cost analysis, based on the results obtained, it is possible to deepen the discussions that aim to improve the company's business model, focusing on improving its results.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247995
Date: 2023-06-13


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