Mobilidade ativa na percepção do usuário

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Mobilidade ativa na percepção do usuário

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Title: Mobilidade ativa na percepção do usuário
Author: Bockor, Allan Diego
Abstract: Esta dissertação trata da percepção do usuário frente as características do ambiente urbano e seu possível incentivo ao deslocamento pedonal como forma de viagem. Com o decorrer dos anos, enquanto o número de viagens que utilizam o transporte motorizado individual só aumentou, os de mobilidade ativa permanecem estagnados. Assim, surge o questionamento: Os parâmetros encontrados nos espaços destinados à caminhada condizem com as necessidades e desejos de seus usuários? Levando isso em consideração, esta pesquisa teve por objetivo definir parâmetros de qualidade para a caminhabilidade em vias públicas a partir da percepção do usuário. Para isso, desenvolveu-se um referencial teórico com temas voltados a mobilidade urbana, mobilidade urbana sustentável e caminhabilidade, além de utilizar a metodologia QFD (Quality Function Deployment), que obtêm as opiniões dos usuários finais como fonte primária de informações e, a partir delas, realizar o desdobramento de tabelas e matrizes, a fim de chegar em especificações finais de produtos ou serviços, por exemplo. Neste estudo, dentre as etapas da metodologia, as opiniões dos usuários foram captadas através de dois questionários. O primeiro, com foco em um questionamento qualitativo, obteve 30 respostas, cujo tema tratou das características do ambiente que estimulam ou desestimulam o deslocamento a pé. O segundo, obteve 100 respostas e buscou conhecer a relevância e o nível de satisfação dos itens levantados no primeiro questionário. O local estudado foi a cidade de Canoinhas-SC. Como resultado, chegou-se à uma Matriz da Qualidade, que apresentou quais aspectos inerentes aos espaços caminháveis são considerados mais importantes para os pedestres, onde destacam-se aqueles ligados à qualidade das calçadas: presença de buracos e raízes de árvores, espaço segregado dos demais meios de circulação e manutenção e tipo de piso da calçada. No geral, tais aspectos, não são totalmente contemplados nas estruturas voltadas ao deslocamento pedonal de Canoinhas e possuem valores de nível de percepção abaixo do valor de relevância dado aos mesmos. Dessa forma, os resultados obtidos podem, futuramente, ser considerados e implementados em projetos de mobilidade urbana, se for o caso.Abstract: This dissertation is an analysis of the user's perception regarding the characteristics of the urban environment and how it could increase walkability as a way of travel. Over the years, while the number of travels based on individual motorized transportation just increased, the numbers of active mobility remained stagnant. Based on this scenario, the research question arises: Do the parameters found in spaces intended for walking match the needs and desires of their users? Taking this into account, this research aimed to define quality parameters for walkability on public sidewalks based on the user's perception. A theoretical literature review was developed with themes focused on urban mobility, sustainable urban mobility and walkability, in addition, the use of the QFD (Quality Function Deployment) methodology, which obtain the opinions of end users as a primary source of information and, based on them, matrices and tables are developed, in order to result in final specifications of products or services, for example. In this research, among the steps of the methodology, the users' opinions were captured through two questionnaires. The first, focused on a qualitative question, obtained 30 responses, whose theme approached the characteristics of the environment that encourage or discourage walkability. The second, obtained 100 responses and sought to know the relevance and level of satisfaction of the items listed in the first questionnaire. The case study was developed in the city of Canoinhas-SC, Brazil. As a result, a Quality Matrix was developed, which showed which aspects inherent to walkable spaces are considered more important for pedestrians, where those linked to the quality of sidewalks stand out: presence of holes and tree roots, segregated space for other means of circulation and maintenance and type of pavement on the sidewalk. In general, such aspects are not fully contemplated in structures destined to pedestrian movement in Canoinhas and have perception level values below the relevance value given to them. Thus, the results obtained may, in the future, be considered and implemented in urban mobility projects, if applicable.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247779
Date: 2023


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