Etnobotânica e sustentabilidade: uma análise sobre os conhecimentos tradicionais e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil

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Etnobotânica e sustentabilidade: uma análise sobre os conhecimentos tradicionais e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil

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Título: Etnobotânica e sustentabilidade: uma análise sobre os conhecimentos tradicionais e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil
Autor: Ferrari, Patricia Aparecida
Resumo: A partir da segunda metade do século XX, uma série de movimentos globais tomou força na busca de soluções para a crise ambiental mundial. Considerou-se principalmente o equilíbrio entre três dimensões: social, ambiental e econômica. Atualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são as diretrizes que buscam fornecer um caminho para o alcance global de uma sociedade com equilíbrio entre essas dimensões. A etnobotânica busca compreender a relação entre os seres humanos e as plantas através da análise dinâmica dos sistemas sócio-ecológicos, podendo contribuir para as discussões sobre uso da biodiversidade e sustentabilidade. O Brasil é um país que se destaca pela sua diversidade biológica e sociocultural que abriga um grande número de comunidades tradicionais, como as comunidades Quilombolas. O objetivo geral desta dissertação foi avaliar como a literatura etnobotânica dialoga com a sustentabilidade através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, a dissertação está dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo avaliamos como a sustentabilidade vem sendo apresentada em artigos etnobotânicos publicados no Brasil, a partir de indicadores relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No segundo capítulo analisamos estudos etnobotânicos realizados com comunidades Quilombolas brasileiras e seu possível diálogo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Vida na Terra (ODS 15). A metodologia utilizada para a construção dessa pesquisa foi a revisão sistemática da literatura através de chaves de buscas nas principais bases de dados sobre referências bibliográficas publicadas em periódicos indexados. No primeiro capítulo, 23 artigos foram analisados, dos quais avaliamos 45 indicadores relacionados aos ODS. Nenhum dos artigos contemplou todos os indicadores e observamos que as informações apresentaram diferenças. Neste capítulo realizamos uma revisão complementar por palavras-chaves para cada ODS que resultou em 1551 artigos. A síntese das duas análises nos mostra que o ODS 15, que está relacionado com a dimensão ambiental da sustentabilidade, é o mais contemplado pela literatura etnobotânica. Além disso, estudos etnobotânicos também agregam informações sobre outras dimensões da sustentabilidade como social e econômica através do ODS 1 (?Erradicação da pobreza?), ODS 2 (?Fome zero e agricultura sustentável?), ODS 4 (?Educação de qualidade?), ODS 8 (?Trabalho decente e crescimento econômico?), ODS 9 (?Indústria inovação e infraestrutura?) e ODS 10 (?Redução das desigualdades?). Apesar de nenhum artigo ter contemplado todos os indicadores, todos apresentaram informações relevantes para fomentar o diálogo com os ODS, demonstrando a cooperação que a pesquisa etnobotânica no Brasil pode ter para a extensão na execução da Agenda 2030. No segundo capítulo, através da análise de 27 artigos etnobotânicos realizados em comunidades quilombolas, registramos 660 espécies de plantas. Encontramos informações sobre uso, biomas de ocorrência, espécies nativas e exóticas, espécies invasoras e unidades de conservação. Através desses resultados avaliamos a relação dessas informações com o ODS 15 de vida na terra. Podemos observar que a literatura etnobotânica realizada em comunidades Quilombolas pode contribuir para diferentes metas do ODS 15 e seu alcance, permitindo uma compreensão mais profunda da conservação através dos saberes tradicionais, que podem auxiliar na compreensão da biodiversidade e dar suporte a estratégias de conservação de espécies e ecossistemas. Além disso, através dessa pesquisa, podemos concluir que os estudos etnobotânicos voltados à conservação, e também, estudos realizados em comunidades Quilombolas podem e devem ser considerados para aprofundar a discussão de metas globais como a Agenda 2030, considerando seu alcance e aperfeiçoamento.Abstract: The second half of the 20th century witnessed the emergence of a number of movements around the world that sought solutions to the global environmental crisis, paying particular attention to the balance between three main dimensions: social, environmental and economic. Currently, the Sustainable Development Goals (SDGs) are the guidelines to lead the way to a global society with a balance between these dimensions. Ethnobotany seeks to understand the relationship between people and plants through the dynamic analysis of socio-ecological systems, which can contribute to discussions on sustainability. Brazil is a country characterized not only by its plant diversity, but also by its socio-cultural diversity, home to numerous traditional communities, such as the Quilombola communities. The overall goal of this dissertation was to assess how ethnobotanical literature dialogs with sustainability through the Sustainable Development Goals. To this end, the dissertation is divided into two chapters. The first chapter examines how sustainability has been represented in ethnobotanical articles published in Brazil, using indicators related to the 17 Sustainable Development Goals. In the second chapter we analyze ethnobotanical studies carried out with Brazilian Quilombola communities and their possible dialogue with the Sustainable Development Goal 15 of Life on Earth (SDGs 15). The method used to conduct this study was the systematic review of ethnobotanical literature, using search keys in the main databases of bibliographic references published in indexed journals. In the first chapter, 23 articles were analyzed, of which we assessed 45 indicators related to the SDGs. None of the articles included all indicators and we found that the information was variable. A supplementary review searching for keywords related to each SDG resulted in more 1551 articles. The synthesis of the two analyzes shows that SDG 15, which refers to the environmental dimension of sustainability, is the most covered in ethnobotanical literature. In addition, ethnobotanical studies also synthesize information on SDG 1 (\"Eradicate poverty\"), SDG 2 (\"Zero hunger and sustainable agriculture\"), SDG 4 (\"Quality education\"), SDG 8 (\"Decent work and growth economy\"), SDG 9 (\"Industry, innovation, and infrastructure\"), and SDG 10 (\"Reduce inequalities\"). Although no article contemplated all indicators, all presented relevant information to foster dialogue with the SDGs, demonstrating the cooperation that ethnobotany research in Brazil can have to extend the implementation of the 2030 Agenda. In the second chapter, through the analysis of 27 articles on ethnobotany in Quilombola communities, we recorded 660 plant species that were assessed using indicators related to SDG 15. We found information on use, occurrence biomes, native and exotic species, invasive species and conservation units. Through these results we evaluated the relationship of this information with The SO15 of life on earth. We can observe that the ethnobotany literature carried out in Quilombola communities can contribute to different goals of SDS 15 and its scope, allowing a deeper understanding of conservation through traditional knowledge, which can help in understanding biodiversity and supporting conservation strategies of species and ecosystems. Furthermore, through this research, we can conclude that ethnobotanical studies focused on conservation, and also studies conducted in Quilombola communities can and should be considered to deepen the discussion of global goals such as the 2030 Agenda, considering their scope and improvement.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247613
Data: 2023


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