Reflexos da inovação de produtos no controle orçamentário em uma empresa de eletrônicos do setor da tecnologia da informação

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Reflexos da inovação de produtos no controle orçamentário em uma empresa de eletrônicos do setor da tecnologia da informação

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Título: Reflexos da inovação de produtos no controle orçamentário em uma empresa de eletrônicos do setor da tecnologia da informação
Autor: Machado, Fabíola Tibúrcio
Resumo: O objetivo geral da pesquisa é compreender reflexos da inovação de produtos no controle orçamentário em uma empresa de eletrônicos do setor de tecnologia da informação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de estudo de caso único. A empresa objeto do estudo de caso é brasileira do ramo de indústria de telecomunicação, de capital aberto listada na B3 ? Bolsa de Valores. As análises foram realizadas por meio da triangulação de dados e recaíram sobre os dados coletados pelas entrevistas semiestruturadas, observações e documentos. Observou-se que a decisão de modificar ou adaptar o controle orçamentário da empresa a partir das necessidades de inovação da empresa surge com relação às inovações radicais de alto impacto no tocante ao faturamento e investimento. As adaptações no controle orçamentário, quando necessárias, são efetuadas com base nas decisões da alta administração, sob responsabilidade dos direcionamentos do presidente, e dependendo da situação em questão, não existe uma padronização. O processo orçamentário é desenvolvido em busca da inovação, com relação à interpretação de que cada negócio necessita de um olhar diferente, a gestão da informação precisa ser distinta para cada especificidade. No tocante aos benefícios com a mudança no controle orçamentário da empresa, se observou uma visão positiva, assegurando a transparência da informação, com destaque para a segurança do negócio. Por fim, no caso foram identificados elementos da inovação de produtos que geram caminhos diferentes de modificações ou adaptações no processo de controle orçamentário, para atender os objetivos da alta administração. A contribuição teórica do estudo se baseia na importância de expandir as discussões acerca da temática de controle e inovação. Com relação à contribuição gerencial, o estudo poderá auxiliar as empresas inovadoras com um melhor entendimento em relação aos fatores de inovação e controle.Abstract: The aim of the research is to understand the effects of product innovation on budgetary control in an electronics company in the information technology sector. The research adopts a qualitative approach, carried out in a single company, being characterized as a case study. The company carrying out the case study is in the telecommunications industry, publicly listed on the B3 ? Stock Exchange. The analyzes were carried out through data triangulation and focused on the data collected through semi-structured interviews, observations and documents. It was observed that the decision to modify or adapt the company's budgetary control based on the company's innovation needs arises in relation to radical innovations with high impact in terms of revenue and investment. Adjustments in budget control, when necessary, are made based on decisions made by senior management, under the responsibility of the president's directions, and depending on the situation in question, there is no standardization. The budget process is developed in search of innovation, regarding the interpretation that each business needs a different look, information management needs to be different for each specificity. Regarding the benefits of the change in the company's budget control, a positive view was observed, ensuring information transparency, with emphasis on business security. Finally, it was concluded that, in this case, elements of product innovation were identified that generate different paths of modifications or adaptations in the budget control process, to meet the objectives of senior management. The theoretical contribution of the study is based on the importance of expanding discussions on the theme of control and innovation. Regarding the managerial contribution, the study can help innovative companies with a better understanding of innovation and control factors.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247426
Data: 2022


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