Processo de facilitação para as práticas exitosas de atividade física na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde: evidência baseada nas práticas

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Processo de facilitação para as práticas exitosas de atividade física na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde: evidência baseada nas práticas

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Title: Processo de facilitação para as práticas exitosas de atividade física na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde: evidência baseada nas práticas
Author: Manta, Sofia Wolker
Abstract: O estudo teve como objetivo propor um processo de facilitação para a implementação Práticas Exitosas de Atividade Física (PE-AF) por profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo é parte da Pesquisa Saúde a Partir de Práticas Exitosas (SAFE), delineado como um método misto, do tipo estudo de múltiplos casos. Foram selecionadas 10 PE-AF, com base em dados secundários, para visita in loco em cinco regiões do país. Foram convidados profissionais facilitadores e profissionais das equipes para responderem a uma entrevista semiestruturada. Um formulário de observação sistemática foi elaborado para levantamento das informações a serem observadas nas práticas visitadas. Os profissionais facilitadores foram selecionados de forma intencional e os profissionais da equipe pelo método snowball sampling. A coleta de dados foi de julho a novembro de 2019. Para análise das informações foi adotada a análise qualitativa dedutiva e frequência absoluta e relativa, quando aplicável. Participaram das entrevistas 51 profissionais de saúde, destes 10 eram os facilitadores. A maior parte das atividades eram realizadas nos polos do Programa Academia da Saúde (PAS), três em locais cedidos/alugados em parceria público-privado e três em praças e áreas abertas. Dentre as 10 práticas visitadas, quatro foram diagnosticadas com alto grau de implementação para os elementos de evidência, contexto e facilitação. Os profissionais relataram 181 tipos de barreiras para a implementação das PE-AF. Aproximadamente, 20% das barreiras eram sobre o contexto organizacional (n=40; 22,1%) e sobre os destinatários- participantes (n=36; 19,9%). Foram 661 facilitações identificadas para a implementação PE-AF, sendo em torno de 20% direcionadas para a evidência (n=146) e para o contexto local (n=118). Quatro perfis dos profissionais facilitadores foram identificados, sendo três internos à equipe local (facilitador especialista; gestor especialista e mediador interdisciplinar) e um externo (mediador externo). Pelo menos quatro PE-AF tinham o profissional facilitador como gestor especialista. O processo de facilitação foi proposto com 52 ações de facilitações, respondendo às questões de quando devem ser implementadas, quem deve implementar, como implementar e possíveis barreiras a serem superadas. Sendo assim, o processo de facilitação foi elaborado com base nas evidências baseadas nas práticas da APS brasileira e em estruturas de avaliação da ciência da implementação. O processo requer a presença de um profissional facilitador, com a participação da gestão local e dos profissionais da equipe, de modo a favorecer o alto grau de implementação na APS.Abstract: The study aimed to propose a facilitation process for the implementation of Best Practices for Physical Activity (BP-PA) by health professionals in Primary Health Care (PHC) of the Unified Health System (UHS). The study is part of the research ?Health based on Best Practices (SAFE)?, designed as a mixed-method, multiple-case study type. There was a selection of 10 BP-PA, based on secondary data, for on-site visits in five regions of the country. Facilitators and team professionals were invited to respond to a semi-structured interview. A systematic observation form was designed to collect the information to be observed in the practices visited. The facilitators professionals were selected intentionally and the team professionals by the snowball sampling method. Data collection was from july to november 2019. For the analysis of the information, deductive qualitative analysis and absolute and relative frequency were adopted. Fifty-one health professionals participated in the interviews, of which 10 were facilitators. Most of the activities were carried out in the centers of the Academia da Saúde Program, three in assigned/rented locations in a public-private partnership and three in squares and open areas. Among the 10 practices visited, four were diagnosed with a high degree of implementation for the elements of evidence, context, and facilitation. Professionals reported 181 types of barriers to the implementation of BP-PA. Approximately 20% of the barriers reported were about the organizational context (n=40; 22.1%) and about the recipient-participants (n=36; 19.9%). There were 661 types of facilitations identified for the BP-PA implementation, with around 20% being directed to evidence (n=146) and to the local context (n=118). Four profiles of facilitators professionals were identified, three of which were internal to the local team (specialist facilitator; specialist manager and interdisciplinary mediator) and one external (external mediator). At least four BP-PA had the facilitators professionals as a specialist manager. The facilitation process was proposed with 52 types of facilitations, answering the questions of when they should be implemented, who should implement, how to implement and possible barriers to be overcome. Therefore, the facilitation process was built on evidence based on Brazilian PHC practices and on implementation science assessment frameworks. The process requires the presence of a facilitator professionals, with the participation of local management and team professionals, to favor a high degree of implementation in PHC.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247370
Date: 2022


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