Jornadas e refúgios na arte de Ai Weiwei: psicanálise, criação e política

DSpace Repository

A- A A+

Jornadas e refúgios na arte de Ai Weiwei: psicanálise, criação e política

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Marsillac, Ana Lúcia Mandelli de
dc.contributor.author Alves, Lucas de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-06-28T18:18:56Z
dc.date.available 2023-06-28T18:18:56Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 375964
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247243
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract Essa dissertação analisa e discute sobre algumas criações artísticas de Ai Weiwei concernentes à atual crise dos refugiados. Guiando-se pela teoria, método e ética psicanalíticas, busca-se escutar as obras de arte em suas dimensões singulares, perscrutando seus aspectos estéticos, políticos e utópicos. Utiliza-se o método de atenção flutuante de leitura das obras, pelo qual procura-se sublinhar os sintomas de um tempo (Didi-Huberman, 2008, 2010) que elas permitem entrever: os elementos que se repetem na cultura, como traumas, modos de sofrer, subjetivar e criar. Por meio da leitura do entrelaçamento das dimensões simbólica, imaginária e real das obras (os três registros propostos por Lacan, 2007), lança-se reflexões sobre o sujeito e o estrangeiro em suas dimensões inextrincavelmente subjetivas e sociais. São interrogadas algumas lógicas identitárias, espaciais e temporais enrijecidas, responsáveis por exclusões e apagamentos históricos. As criações de Ai Weiwei, como concluído a partir da leitura psicanalítica das mesmas, atentam não só para questões relativas à atual crise global de refugiados, mas sinalizam ditos e não-ditos de momentos históricos outros, restos que demandam escuta e elaboração, apontando horizontes de transformação social e política.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation analyzes and discusses about some of Ai Weiwei's artistic creations concerning the current refugee crisis. Being guided by psychoanalytic theory, method and ethics, the works of art are listened in their singular dimensions, peering into their aesthetic, political and utopian aspects. The floating attention method of reading works is used in order to research the symptoms of a time (Didi-Huberman, 2008, 2010), allowing to glimpse: the elements that are repeated in culture, such as traumas, ways of suffering, subjectify and create. Through the reading of the interweaving of the symbolic, imaginary and real dimensions of the works (the three records proposed by Lacan, 2007), reflections on the subject and the foreigner are launched in their inextricably subjective and social dimensions. Interrogates some identity logics, spatial and temporal hardened, responsible for historical exclusions and deletions. Ai Weiwei's creations, as concluded from their psychoanalytical reading, pay attention not only to issues related to the current refugee crisis, but signal what has been said and unspoken from other historical moments, remains that demand listening and elaboration, pointing out horizons of social and political transformation. en
dc.format.extent 135 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Psicologia
dc.subject.classification Psicanálise e arte
dc.subject.classification Refugiados
dc.subject.classification Arte
dc.title Jornadas e refúgios na arte de Ai Weiwei: psicanálise, criação e política
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0940-D.pdf 3.358Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar