dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Toneli, Maria Juracy Filgueiras |
|
dc.contributor.author |
Baggenstoss, Grazielly Alessandra |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-26T19:41:22Z |
|
dc.date.available |
2023-06-26T19:41:22Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.other |
381260 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247214 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022 |
|
dc.description.abstract |
Esta tese trata de investigação das práticas organizadas pelas normas de gênero nas relações de
poder no Curso de Graduação em Direito de uma universidade pública localizada no Sul do
Brasil. Utilizando categorias teóricas orientadas pelo pósestruturalismo feminista, o trabalho é
desenvolvido por uma analítica das práticas discursivas e foi construído como uma pesquisa
qualitativa, de caráter exploratório, com procedimento de revisão bibliográfica narrativa e
levantamento por meio de entrevistas. Para cumprir com exigências éticas de investigação das
práticas mencionadas, o projeto foi submetido e aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.
Organizada em Modelo de Artigos, apresenta, como objetivo geral da pesquisa, compreender a
organização das relações de poder por meio das normas de gênero no campo de pesquisa. Como
objetivos específicos, propõe identificar epistemologias de teorias jurídicas feministas e pensar
nas teorias jurídicas feministas com orientação pósestruturalista como possibilidade de
investigação do discurso jurídico; refletir, a partir de teorias jurídicas feministas pós estruturalistas, o discurso jurídico brasileiro associado ao sistema sexogênero; localizar os
enunciados e a trama discursiva respectiva que se associam a normas de gênero e que orientam
as relações de poder entre docentes e discentes no campo de pesquisa jurídico; identificar a
política institucional de gênero da instituição de ensino superior pesquisada, refletindo sobre a
organização das relações de poder a partir das normas de gênero. Como pressuposto
epistemológico, a tese é guiada pelo pósestruturalismo feminista, crítico do essencialismo e
com uma compreensão do sujeito como efeito discursivo; e como pressupostos relacionais
principais, seguemse: (a) as normas de gênero, produzidas a partir do sistema sexogênero; (b)
os sujeitos professora e discente, produzidos na instituição investigada. Os principais resultados
alcançados por esta pesquisa são relacionados aos aportes científico, teórico e interventivo. No
que se refere ao aporte científico, o trabalho representa uma pesquisa inédita, analisando, a
partir da performatividade de gênero, especificamente, no ambiente universitário. Como aporte
teórico, pressupõese a produção de conhecimento acerca de como as normas de gênero operam
no campo da pesquisa e a consonância com as teorias já construídas sobre gênero em espaços
institucionais de ensino e da atuação profissional em direito. Enquanto aporte interventivo,
finalmente, pretendese subsídios para a intervenção na interface entre Direito e Psicologia e
bases para uma problematização e arguição teórica consistente a respeito da constituição dos
sujeitos no campo estudado. Além disso, pretendese, também, tomar tais bases para a
promoção de ações reflexivas sobre a formação jurídica e a atuação profissional, bem como
para promover um convite a refletir como as nossas práticas nos constituem e como não somos
nós que formamos um discurso: é o discurso que nos forma. |
|
dc.description.abstract |
This thesis is an investigation of practices organized by gender norms in power relations in the
Law undergraduate course of a public university located in the south of Brazil. Using theoretical
categories guided by feminist poststructuralism, the work is developed by an analysis of
discursive practices and was constructed as a qualitative, exploratory research, with a narrative
bibliographic review procedure and survey through interviews. To comply with the ethical
research requirements of the aforementioned practices, the project was submitted and approved
by the Ethics in Research Committee. Organized in as collection of research articles, this thesis
seeks to understand the organization of power relations through gender norms in the research
field. As specific objectives, it proposes to identify epistemologies of feminist legal theories
and to think about feminist legal theories with a poststructuralist orientation as a possibility of
investigating legal discourse; reflect, from poststructuralist feminist legal theories, the
Brazilian legal discourse associated with the sexgender system; locate the statements and
discourses that are associated with gender norms and that guide the power relations between
professors and students in the field of legal research; identify the institutional gender policy of
this higher education institution, reflecting on the organization of power relations based on
gender norms. As an epistemological presupposition, the thesis is guided by feminist post structuralism, making a critique to essentialism and the understanding of the subject as a
discursive effect. and as main assumptions, the thesis considers (a) gender norms, produced
from the sexgender system; (b) the teacher and student subjects, produced in the institution.
The main results achieved by this research are related to scientific, theoretical and
interventional contributions. Regarding the scientific contribution, the work represents an
innovative research, analyzing, from the gender performativity theory, specifically, in the
university environment. As a theoretical contribution, it is presupposed the production of
knowledge about how gender norms operate in the field of research and the consonance with
the theories already built on gender in institutional spaces of teaching and professional practice
in law. As a contribution for intervention, finally, the work intends to offer subsidies for the
intervention in the interface between Law and Psychology and bases for a problematization as
well as consistent theoretical argument regarding the constitution of subjects in this field. In
addition, the thesis intends the promotion of reflexive actions on legal education and
professional performance, as well as to offer an invitation to reflect on how our practices
constitute us and how we are not the ones who form a discourse: it is discourse that forms us. |
en |
dc.format.extent |
197 p. : il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Psicologia |
|
dc.subject.classification |
Relações de gênero |
|
dc.subject.classification |
Relações de poder |
|
dc.subject.classification |
Normas de gênero |
|
dc.subject.classification |
Discurso jurídico |
|
dc.subject.classification |
Ensino do Direito |
|
dc.subject.classification |
Processos de subjetivação |
|
dc.title |
Normas de gênero em curso de graduação em direito em cidade do sul do Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Oliveira, João Manuel Calhau de |
|