Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente

DSpace Repository

A- A A+

Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente

Show full item record

Title: Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
Author: Carvalho, Giulia Gewehr de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral entender as implicações a partir da pandemia da COVID-19 na Educação Especial, particularmente no trabalho docente das professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, nos anos de 2020 a 2022. Para tal foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise de documentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, assim como, um balanço da produção acadêmica acerca da temática, realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, resultando em 17 trabalhos analisados. Concluímos que o projeto educacional já em voga para a Educação Especial, demarcado por uma individualização dos processos educativos e baseado em atividades, não foi alterado, mas intensificado com as estratégias educacionais justificadas pela pandemia. O ensino remoto foi uma imposição e uma escolha política e o isolamento social serve como justificativa para acelerar processos de individualização, mercantilização e plataformização da Educação Especial, tal qual o agravamento da redução e reinvenção da figura docente da Educação Especial.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897
Date: 2022-12-13


Files in this item

Files Size Format View
TCC FINAL Giulia de Carvalho.pdf 2.471Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar