Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
Show full item record
Title:
|
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
Author:
|
Carvalho, Giulia Gewehr de
|
Abstract:
|
Esta pesquisa teve como objetivo geral entender as implicações a partir da pandemia da COVID-19 na Educação Especial, particularmente no trabalho docente das professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, nos anos de 2020 a 2022. Para tal foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise de documentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, assim como, um balanço da produção acadêmica acerca da temática, realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, resultando em 17 trabalhos analisados. Concluímos que o projeto educacional já em voga para a Educação Especial, demarcado por uma individualização dos processos educativos e baseado em atividades, não foi alterado, mas intensificado com as estratégias educacionais justificadas pela pandemia. O ensino remoto foi uma imposição e uma escolha política e o isolamento social serve como justificativa para acelerar processos de individualização, mercantilização e plataformização da Educação Especial, tal qual o agravamento da redução e reinvenção da figura docente da Educação Especial. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897
|
Date:
|
2022-12-13 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar