Ensinar em tempos de pandemia: Implicações didáticas na prática pedagógica de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensinar em tempos de pandemia: Implicações didáticas na prática pedagógica de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Título: Ensinar em tempos de pandemia: Implicações didáticas na prática pedagógica de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor: Roese, Yasmin Pires
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC - Graduação em Pedagogia) teve como objetivo principal compreender quais as principais implicações didáticas de ensinar em tempos de pandemia. Na primeira etapa da pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico sobre esse tema em trabalhos publicados nos anais da 40º Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), realizada no ano de 2021, especificamente no Grupo de Trabalho referente à área de Didática (GT04). Foram selecionados os trabalhos que tivessem no título os seguintes descritores: “Ensino Remoto”, “Pandemia” e/ou “Covid-19”, sendo identificados doze trabalhos cujas temáticas se aproximam, em alguma medida, ao objeto de estudo deste TCC. Na segunda etapa, de caráter descritivo-analítico, buscou-se compreender as implicações didáticas de ensinar em tempos de pandemia na visão de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram ouvidas três docentes de uma escola pública de Florianópolis acerca de suas experiências a partir de elementos constitutivos do processo didático, na esteira dos estudos de José Carlos Libâneo (1994), considerando as singularidades dos formatos de ensino presencial, remoto e híbrido. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, o questionário fechado e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada a partir de cinco lógicas, quais sejam: curricular, tempo e espaço, ensino-aprendizagem, relacional e saber docente. Como principais resultados, destaca-se que, emdecorrência da pandemia da Covid-19, as docentes precisaram realizar mudanças ou adaptações em elementos didáticos fundamentais, tais como objetivos de ensino, planejamento, currículo, avaliação, metodologia e relação professor/a-aluno/a, de modo a minimizar os impactos no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, mobilizaram os saberes da formação profissional e os saberes da experiência (Tardif, 2014) e, ainda, adquiriram novos saberes que estão sendo incorporados.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245895
Data: 2022-12-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC FINAL Yasmin Roese.pdf 1.163Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar