“Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
Show full item record
Title:
|
“Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais |
Author:
|
Santos, Emily Katlen da Silva dos
|
Abstract:
|
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender como o tema relativo à transição da criança da educação infantil para os anos iniciais tem sido tratado nas publicações acadêmicas. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, realizada por meio de levantamento de artigos publicados na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil, utilizando o indexador “transição da educação infantil”, sem definição de recorte temporal e revista específica, e análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) entre os anos de 2014 a 2017, publicados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina – TCC Pedagogia, utilizando o mesmo indexador. Partimos do pressuposto de que as crianças seguem com necessidades de criança ao entrarem na escola, e não apenas de estudantes. Na contramão disso, observa-se cada vez mais cedo, uma hipervalorização das tarefas de estudante, em detrimento do tempo de viver a infância e suas idades. O referido tema é relevante no processo de formação docente e nos interroga sobre como temos olhado para a criança e a infância dos anos iniciais do ensino fundamental? Na construção de sínteses deste trabalho, evidencia-se mudanças radicais na passagem e nas atribuições destinadas às crianças e a infância na escola, assim como uma preocupação que indica a necessidade de redefinir rotas, o lugar e o como recebê-la na instituição dos anos iniciais. Nesse caminho de mudanças necessárias, destaca-se que as crianças podem querer e gostar de ir para escola, mas é preciso criar cenários de aprendizagem que faça com que essas crianças sejam parte constitutiva de uma nova cultura e linguagens da infância. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893
|
Date:
|
2022-12-19 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar