“Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

“Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais

Show full item record

Title: “Cadê a criança que estava aqui?”: um estudo bibliográfico sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais
Author: Santos, Emily Katlen da Silva dos
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender como o tema relativo à transição da criança da educação infantil para os anos iniciais tem sido tratado nas publicações acadêmicas. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, realizada por meio de levantamento de artigos publicados na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil, utilizando o indexador “transição da educação infantil”, sem definição de recorte temporal e revista específica, e análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) entre os anos de 2014 a 2017, publicados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina – TCC Pedagogia, utilizando o mesmo indexador. Partimos do pressuposto de que as crianças seguem com necessidades de criança ao entrarem na escola, e não apenas de estudantes. Na contramão disso, observa-se cada vez mais cedo, uma hipervalorização das tarefas de estudante, em detrimento do tempo de viver a infância e suas idades. O referido tema é relevante no processo de formação docente e nos interroga sobre como temos olhado para a criança e a infância dos anos iniciais do ensino fundamental? Na construção de sínteses deste trabalho, evidencia-se mudanças radicais na passagem e nas atribuições destinadas às crianças e a infância na escola, assim como uma preocupação que indica a necessidade de redefinir rotas, o lugar e o como recebê-la na instituição dos anos iniciais. Nesse caminho de mudanças necessárias, destaca-se que as crianças podem querer e gostar de ir para escola, mas é preciso criar cenários de aprendizagem que faça com que essas crianças sejam parte constitutiva de uma nova cultura e linguagens da infância.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245893
Date: 2022-12-19


Files in this item

Files Size Format View
TCC FINAL Emily_Katlen_Santos.pdf 1.179Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar