Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais

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Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Christofari, Ana Carolina
dc.contributor.author Silva, Raíssa Gavião da
dc.date.accessioned 2023-05-18T15:13:51Z
dc.date.available 2023-05-18T15:13:51Z
dc.date.issued 2022-12-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender a partir das pesquisas publicadas na ANPED, como tem sido construída a relação entre a concepção do TDAH, o processo de medicalização e as práticas escolares. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com um levantamento de produção bibliográfica referente a produção diagnóstica do TDAH nas escolas. Primeiramente, foi realizada uma busca de produções científicas publicadas nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), nos Grupos de Trabalho de Ensino Fundamental (GT 13), Educação Especial (GT 15) e Psicologia e Educação (GT 20). A busca foi organizada por palavras-chaves que possibilitaram a identificação de textos, a partir das palavras apresentadas nos títulos, sobre o tema de pesquisa resultando no total de dezessete trabalhos. Após o levantamento de produção, iniciou-se a leitura e análise do conteúdo de cada artigo. A partir das leituras foram elaborados três eixos de análise: 1) Normalização dos corpos e o disciplinamento; 2) Medicalização do comportamento e da aprendizagem e 3) O diagnóstico do TDAH como norteador das ações pedagógicas. A partir dos estudos, percebe-se a necessidade do debate sobre práticas pedagógicas que produzam uma desconstrução da lógica medicalizante presente nas escolas e a forma que tem utilizado os diagnósticos como definidores e norteadores das ações e relações escolares. Percebeu-se que há bastante resistência no âmbito escolar de produzir um olhar para os estudantes que os coloque em um lugar potente de sujeito aprendiz, participativo, criativo e inventivo da própria relação pedagógica. pt_BR
dc.format.extent 80 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject TDAH pt_BR
dc.subject medicalização pt_BR
dc.subject normalização pt_BR
dc.subject disciplinamento pt_BR
dc.subject diagnóstico pt_BR
dc.title Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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