Reaproveitamento de matéria-prima têxtil utilizando os princípios de economia circular e upcycling através de um estudo de caso em uma empresa do Vale do Itajaí

DSpace Repository

A- A A+

Reaproveitamento de matéria-prima têxtil utilizando os princípios de economia circular e upcycling através de um estudo de caso em uma empresa do Vale do Itajaí

Show full item record

Title: Reaproveitamento de matéria-prima têxtil utilizando os princípios de economia circular e upcycling através de um estudo de caso em uma empresa do Vale do Itajaí
Author: Queiroz, Daniel Alexandre dos Santos
Abstract: A indústria têxtil é umas das indústrias de maior relevância no Brasil, em específico o segmento de confecção têxtil. O Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, abriga um dos maiores polos têxteis do país. Por conta da relevância do setor e o grande volume de produção, essa cadeia acaba se tornando uma das indústrias de maior geração de resíduos sólidos atualmente. O conceito de economia circular está cada vez mais em pautas econômicas e sociais com o objetivo de conscientizar e estruturar medidas necessárias para conseguir reduzir a geração de resíduos em processos industriais e tradicionais. Além da preocupação em diminuir a geração de resíduos, há também a preocupação de tratar esses resíduos como matéria-prima para outros produtos, utilizando a criatividade para desenvolver novas soluções e agregar valor a eles, esse conceito se chama upcycling. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de um processo de reutilização de malhas tintas provenientes de cancelamento de pedidos e sobras do processo de corte de malhas em uma confecção têxtil situada no Vale do Itajaí, em específico na cidade de Blumenau. A natureza deste trabalho está em um estudo de caso retrospectivo onde foram analisados os principais motivos para a instauração do projeto na empresa estudada. O estudo de caso revelou que a empresa se encontrava em um cenário de muita matéria-prima pronta sem utilização no estoque, devido à cancelamentos de pedidos, no período da pandemia de COVID-19, e referente as sobras de matéria- prima dos pedidos em andamento na empresa. Desta forma, montou-se uma operação de marca própria com o intuito de fazer coleções de moda para serem comercializadas através de representantes comerciais contratados pela empresa. Foram obtidos resultados referentes a uma análise de nove meses desta operação e o principal objetivo foi atingido, o número de matéria-prima pronta e sem utilização reduziu expressivamente, a ponto de a empresa reavaliar a operação, uma vez que não haveria mais como continuar a marca sem produzir as matérias-primas do início.The textile industry is one of the most relevant industries in Brazil, specifically the textile manufacturing segment. Vale do Itajaí, in the state of Santa Catarina, is home to one of the largest textile centers in the country. Due to the relevance of the sector and the large volume of production, this chain ends up becoming one of the industries with the highest generation of solid waste today. The concept of circular economy is increasingly on economic and social agendas with the aim of raising awareness and structuring necessary measures to reduce the generation of waste in industrial and traditional processes. In addition to the concern to reduce waste generation, there is also the concern to treat this waste as raw material for other products, using creativity to develop new solutions and add value to them, this concept is called upcycling. Given this context, the present work aims to analyze a process of reuse of raw materials from the cancellation of orders and leftovers from the process of cutting knits in a textile manufacturing located in Vale do Itajaí, specifically in the city of Blumenau. The nature of this work is in a retrospective case study where the main reasons for the implementation of the project in the studied company were analyzed. The case study revealed that the company found itself in a scenario of a lot of ready-to-use raw material in stock, due to order cancellations, in the period of the COVID-19 pandemic, and referring to the raw material leftovers from orders in progress in the company. In this way, a private label operation was set up with the aim of making fashion collections to be marketed through commercial representatives hired by the company. Results were obtained referring to a nine-month analysis of this operation and the main objective was achieved, the number of raw materials ready and unused reduced significantly, to the point that the company reassessed the operation, since there would be no way to continue the brand without producing the raw materials from the beginning.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Engenharia Têxtil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245761
Date: 2022-12-21


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_-_Daniel_Qu ... GIDO_16.01.23_assinado.pdf 6.330Mb PDF View/Open TCC - Daniel Queiroz - 2022

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar