Staying Gold: exploring the role of Literature in the ESL classroom through S.E. Hinton’s The Outsiders

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Staying Gold: exploring the role of Literature in the ESL classroom through S.E. Hinton’s The Outsiders

Mostrar registro completo

Título: Staying Gold: exploring the role of Literature in the ESL classroom through S.E. Hinton’s The Outsiders
Autor: Silva, Larissa Granato da
Resumo: Esta pesquisa pretende identificar oportunidades de ensino de inglês como segunda língua para alunos B1 através de The Outsiders (1967) de S.E. Hinton, além de investigar como a literatura pode motivar o pensamento crítico em salas de aula de inglês como segunda língua (ESL) e dar aos alunos uma visão mais ampla da conexão entre idioma e cultura. Dada a influência política e cultural da língua inglesa, é importante que alunos de ESL sejam educados sobre o papel da língua em suas vidas e na comunidade. Aulas de inglês devem levar em conta a dimensão social da língua e promover o multiletramento, afastando-se de uma espécie de hierarquização que celebra a gramática prescrita em detrimento da sua significância para as identidades dos falantes. Minha hipótese é que o uso da literatura como uma ferramenta nas aulas de ESL pode permitir uma relação entre o conhecimento linguístico instrumental e padronizado geralmente encontrado em currículos de ESL e outros aspectos do uso da linguagem, consequentemente promovendo um ambiente de aprendizagem mais multiletrado.This research intends to identify opportunities for teaching English as a second language to B1 students through The Outsiders (1967) by S.E. Hinton while investigating how literature can motivate critical thinking in English as a Second Language (henceforth ESL) classrooms and give ESL students a broader view of the connection between language and culture. Given the political and cultural influence of the English language, ESL students must be educated on the role of language in their lives and community. English classes should be mindful of the social dimension of language and promote multiliteracy, stepping away from a sort of hierarchization that celebrates prescribed grammar at the expense of the significance of language to speakers’ identities. My hypothesis is that the use of literature as a tool in ESL classes can enable a sort of bridge between the instrumental and standardized linguistic knowledge usually found in ESL curriculums and other aspects of language use such as cultural discourse, consequently promoting a more multiliterate learning environment.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245222
Data: 2023-02-28


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_-_Larissa_Granato_%281%29.docx_assinado.pdf 348.1Kb PDF Visualizar/Abrir TCC - Staying Gold

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar