Sustentabilidade no Design de Ambientes: os benefícios de soluções criativas em espaços de educação infantil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sustentabilidade no Design de Ambientes: os benefícios de soluções criativas em espaços de educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Letícia Hilário
dc.contributor.author Engler, Rita de Castro
dc.contributor.author Franco, Munique Andrade
dc.date.accessioned 2023-03-15T12:09:39Z
dc.date.available 2023-03-15T12:09:39Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245118
dc.description.abstract Espaços de educação infantil não devem ser considerados apenas escolas, mas sim todo contexto em que o processo de aprendizagem é inserido. O design de ambientes pode atuar como estrategista, gestor e projetista de soluções sustentáveis que contribuam com a qualidade de vida do público infantil e seu desenvolvimento nestes espaços por meio de soluções lúdicas e direcionadas. Assim, objetiva-se, evidenciar aspectos projetuais que podem gerar benefícios às crianças. Para tanto, realiza-se revisão bibliográfica, pesquisa desk dos tópicos afins e estudo de caso, por meio de obras análogas de espaços projetados pela autora e/ou publicados digitalmente. Compreende-se o impacto e interdisciplinaridade de projetos de ambientes e sua atuação profissional em espaços de educação infantil, como gerador de locais mais harmônicos que dialogam com os usuários, gerando assim maior abertura para o aprendizado. pt_BR
dc.description.abstract Early childhood education spaces should not be considered just schools, but the entire context in which the learning process is inserted. The interior design can act as a strategist, manager and designer of sustainable solutions that contribute to the quality of life of children and their development in these spaces through playful and targeted solutions. Thus, the objective is to highlight design aspects that can generate benefits for children. To this end, a literature review, desk research on related topics and a case study are carried out, through similar works of spaces designed by the author and/or published digitally. It is understood the impact and interdisciplinarity of environmental projects and their professional performance in early childhood education spaces, as a generator of more harmonious places that dialogue with users, thus generating greater openness to learning. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Design de Ambientes; pt_BR
dc.subject Sustentabilidade; pt_BR
dc.subject Espaços Infantis; pt_BR
dc.subject Design e Ludicidade pt_BR
dc.subject Interior Design; Sustainability; Children's Spaces; Design and Playfulness pt_BR
dc.title Sustentabilidade no Design de Ambientes: os benefícios de soluções criativas em espaços de educação infantil pt_BR
dc.title.alternative Sustainability in Interior Design: the benefits of creative solutions in early childhood education spaces pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 8 1049 - 1060.pdf 792.5Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar