Proposta de “gamificação” em desastres socioambientais: o jogo como simulação para a recuperação e resposta

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Proposta de “gamificação” em desastres socioambientais: o jogo como simulação para a recuperação e resposta

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Title: Proposta de “gamificação” em desastres socioambientais: o jogo como simulação para a recuperação e resposta
Author: Prado, Ana Beatriz Caetano; Librelotto, Lisiane Ilha; Carbonari, Luana Toralles
Abstract: O artigo apresenta a proposição de um jogo educativo para planejamento de abrigos temporários instalados em acampamentos emergenciais. Buscou o entendimento das necessidades apresentadas pelos refugiados a partir de uma pesquisa nesse tema e montagem de uma plataforma de informações considerando o período de estadia dos refugiados no acampamento. Para facilitar a compreensão do conhecimento acerca dessas necessidades foi utilizada uma estratégia de ensino-aprendizagem de forma lúdica e um estudo de caso em Roraima, para refugiados Venezuelanos. O jogo proposto contempla os indicadores mínimos necessários para os Acampamentos Temporários Planejados (ATPs) em cenários de desastres socioambientais, inserindo-os no contexto nacional e criando uma sensibilidade dos jogadores à esta população. A criação do jogo de tabuleiro foi feita por meio da metodologia desenvolvida por La Carretta (2018) embasado no teorema “Quest” de Jeff Howard (2008), sendo dividida em 5 passos: Tempo, Espaço, Atores, Itens e Desafios. No desenvolvimento do jogo e de seus itens auxiliares, buscou-se que eles fossem divertidos para os jogadores e aplicáveis em uma aula de 50 minutos, sendo pensados para alunos do ensino médio e superior. Como resultado, o tabuleiro proposto se baseou na realidade do acampamento RONDON I, localizado na cidade de Boa Vista, em Roraima. Foram estabelecidas as regras de forma a permitir que os jogadores atinjam o objetivo do jogo dentro das condições impostas pela logística humanitária, ODSs (objetivos de desenvolvimento sustentável) e pelos direitos humanos.The article presents the proposition of an educational game for planning temporary shelters installed in emergency camps. It sought to understand the needs presented by refugees from a research on this topic and the assembly of an information platform considering the period of stay of refugees in the camp. To facilitate the understanding of knowledge about these needs, a teaching-learning strategy was used in a playful way and a case study in Roraima, for Venezuelan refugees. The proposed game contemplates the minimum indicators necessary for the Temporary Planned Camps (ATPs) in socio-environmental disaster scenarios, inserting them in the national context and creating a sensitivity of the players to this population. The creation of the board game was done through the methodology developed by La Carretta (2018) based on the “Quest” theorem by Jef Howard (2008), being divided into 5 steps: Time, Space, Actors, Items and Challenges. In the development of the game and its auxiliary items, it was sought that they were fun for the players and applicable in a 50-minute class, being designed for high school and college students. As a result, the proposed board was based on the reality of the RONDON I camp, located in the city of Boa Vista, in Roraima. Rules were established in order to allow players to achieve the objective of the game within the conditions imposed by humanitarian logistics, SDGs (sustainable development objectives) and human rights.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245066
Date: 2022-08-24


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Vol. 5 669 - 686.pdf 5.691Mb PDF View/Open Artigo

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