Arquitetura de escolas regulares brasileiras e o atendimento de educandos autistas: análise do conforto visual através da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ

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Arquitetura de escolas regulares brasileiras e o atendimento de educandos autistas: análise do conforto visual através da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ

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Título: Arquitetura de escolas regulares brasileiras e o atendimento de educandos autistas: análise do conforto visual através da APO da E. M. Luiza Terra de Andrade – RJ
Autor: Silva, Juliana Christiny Mello da; Trapano, Patrízia Di; Santos, Maria Julia de Oliveira; Brasil, Paula de Castro; Rola, Sylvia Meimaridou
Resumo: Esta pesquisa analisa a E. M. Luiza Terra de Andrade, com o objetivo de verificar se esta unidade escolar possui estrutura física, com foco sobre o conforto visual, capaz de atender educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Busca-se criar parâmetros de projeto para a construção de escolas sensíveis às características dos autistas, visto que os Transtornos de Discriminação Sensorial (TDS) destas pessoas interferem na maneira como elas extraem as informações visuais dos ambientes construídos. Pelo método correlacional examinaram-se as relações entre os TDS e os comportamentos dos autistas com os aspectos visuais dos ambientes. O método qualitativo permitiu a apropriação de informações sobre o neurodesenvolvimento e a psicologia ambiental. Por meio da pesquisa experiencial foi possível estruturar a avaliação pós-ocupação (APO) realizada. Assim, verificou-se que a Escola analisada, no que se refere aos aspectos de conforto visual, não atende as particularidades dos autistas, impactando o atendimento destes educandos.This research analyzes E. M. Luiza Terra de Andrade, with the objective of verifying if this school unit has a physical structure, focusing on visual comfort, capable of serving students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The aim is to create design parameters for the construction of schools sensitive to the characteristics of autistic people, since the Sensory Discrimination Disorders (SDD) of these people interfere in the way they extract visual information from the built environments. Using the correlational method, the relationships between TDS and autistic behaviors with the visual aspects of environments were examined. The qualitative method allowed the appropriation of information on neurodevelopment and environmental psychology. Through the experiential research, it was possible to structure the post-occupancy evaluation (POA) carried out. Thus, it was found that the analyzed School, with regard to aspects of visual comfort, does not meet the particularities of autistic people, impacting the care of these students.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245059
Data: 2022-08-24


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