Estruturação do saber da biomimética, da geometria complexa e da modelagem paramétrica para o ensino de arquitetura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estruturação do saber da biomimética, da geometria complexa e da modelagem paramétrica para o ensino de arquitetura

Mostrar registro completo

Título: Estruturação do saber da biomimética, da geometria complexa e da modelagem paramétrica para o ensino de arquitetura
Autor: Oliveira, Brunna Pereira de; Pires, Janice de Freitas
Resumo: Este artigo está vinculado ao Projeto de Pesquisa AMPARA, da FAUrb/UFPel, que trata da construção de referenciais didáticos para a adoção de técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital de superfícies complexas da arquitetura por meio do estudo sobre o emprego de tais geometrias na prática profissional. Em trabalho anterior, foram identificadas as abordagens da Biomimética e da modelagem paramétrica como potencializadoras à exploração de tais geometrias. A partir de uma teoria didática, este estudo apresenta uma proposta de explicitação do saber envolvido na geração de geometrias complexas da natureza e da modelagem paramétrica destas. Como resultado, tal saber é estruturado em esquemas visuais – mapas conceituais – que se vinculam a uma rede de conceitos. Desse modo, o propósito é integrar tais saberes com as abordagens de arquitetura Tectônica e Estereotômica, apresentadas aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo no atelier de projeto em estágios iniciais de formação.This article is linked to the Research Project AMPARA, from FAUrb/UFPel, which deals with the construction of reference structures suitable for the adoption of parametric modeling techniques and digital fabrication of complex architecture through the study of geometry on the specific use in professional practice. In a previous work, approaches from Biomimicry and parametric modeling were identified as potentiating the exploration of such geometry. From a didactic theory, it presents a proposal for an explicit study, this study in the generation of geometry of the complex of nature and the parametric modeling of these. As a result, such knowledge is constructed in visual schemes – maps that link to a network of concepts. In this way, the purpose is to integrate such knowledge with the approaches of Tectonic and Stereotomic architecture, to the students of Architecture and Urbanism design studio in the initial years of training.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245052
Data: 2022-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 5 486 - 498.pdf 2.296Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar