Conexão da cidade através dos acidentes geográficos: estudo de caso de Montenegro/ RS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Conexão da cidade através dos acidentes geográficos: estudo de caso de Montenegro/ RS

Mostrar registro completo

Título: Conexão da cidade através dos acidentes geográficos: estudo de caso de Montenegro/ RS
Autor: Dupont, Aline; Lima, Márcia Azevedo de
Resumo: O fortalecimento dos polos urbanos vai ao encontro do desenvolvimento urbano sustentável. Entretanto, a integração entre esses polos pode ser dificultada por acidentes geográficos, constituindo obstáculos que impedem ou condicionam a implementação ou prolongamento dos traçados, dificultando a legilibidade, integração socioespacial e interação social. Este artigo busca ampliar o debate sobre forma urbana, desafios e alternativas para conexão urbana e adota como objeto de estudo a cidade de Montenegro/ RS. Foi verificada a possibilidade de conexão, através dos acidentes geográficos, a partir de três elementos: sistema viário, mobilidade e uma centralidade. Assim, esse trabalho sugere que projetos que contemplam a estruturação de polos urbanos e suas conexões podem melhorar a legibilidade e integração socioespacial, favorecendo o sentimento de pertencimento, a familiaridade com o lugar e a interação social. Por fim, pretende contribuir para o debate de soluções de desenho urbano para a produção de cidades inclusivas, resilientes, saudáveis e sustentáveis.The strengthening of urban centers is in line with sustainable urban development. However, the integration between these poles can be hampered by geographical accidents, constituting obstacles that prevent or condition the implementation or extension of the routes, making legibility, socio-spatial integration and social interaction difficult. This article seeks to broaden the debate on urban form, challenges and alternatives for urban connection and adopts an excerpt from the city of Montenegro/ RS as its object of study. The possibility of connection was verified, through geographic accidents, from three elements: road system, mobility and a centrality. Thus, this work suggests that projects that contemplate the structuring of urban centers and their connections can improve legibility and socio-spatial integration, favoring the feeling of belonging, familiarity with the place and social interaction. Finally, it intends to contribute to the debate of urban design solutions for the production of inclusive, resilient, healthy and sustainable cities
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245025
Data: 2022-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 3 282-293.pdf 1.812Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar