Desenho de um novo mundo material: uma proposição de processos integrados e de aprendizagem
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dc.contributor.author |
Barauna, Debora |
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dc.contributor.author |
Razera, Daton Luiz |
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dc.date.accessioned |
2023-03-06T16:15:09Z |
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dc.date.available |
2023-03-06T16:15:09Z |
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dc.date.issued |
2019-05-08 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244901 |
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dc.description.abstract |
Entre o Século 20 e 21, com a compreensão dos limites do planeta, novos pensamentos, conceitos e
processos passaram a ser requeridos na relação entre as atividades humanas e os recursos materiais.
Assim, diante da realidade pós-industrial, este estudo apresenta uma problematização acerca do
desenho de um novo mundo material, a fim de discutir e propor uma solução possível de contribuir
com esse cenário. Como solução, inicialmente, encontrada, um processo guiado pelo design foi
proposto para orientar a concepção e o desenvolvimento de projetos sustentáveis e integrados de
pesquisa, desenvolvimento e inovação entre materiais, tecnologias e produtos. Contudo, para que
essa solução fosse efetiva, percebeu-se que, antes, seria essencial preparar as pessoas para esse
processo, considerando o desenvolvimento de competências e a proposição da solução como um
processo de múltiplas aprendizagens. Já que a inovação guiada pelo design requer múltiplas
capacidades e os indivíduos aprendem de múltiplas maneiras. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Between the 20th and 21st centuries, with understanding the limits of the planet, new thoughts,
concepts, and processes were required in the relationship between human activities and material
resources. Thus, considering the post-industrial reality, this study presents a problematization
about the design of a new material world, with the aim of discussing and proposing a possible
solution of contribute to this scenario. As a solution initially found a process guided by design was
proposed with the purpose of contributing to the conception and development of sustainable and
integrated research, development and innovation projects among materials, technologies and
products. However, in order for this solution to be effective, it was realized that, before, it would be
essential to prepare people for this process, considering the development of skills and proposing the solution as a process of multiple learning. Since design driven innovation requires multiple
capabilities and individuals learn in multiple ways. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Design de materiais; |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade; |
pt_BR |
dc.subject |
Metadesign; |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação de significado; Transdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Design of materials; Sustainability; Metadesign; Innovation of meaning; Transdisciplinarity |
pt_BR |
dc.title |
Desenho de um novo mundo material: uma proposição de processos integrados e de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Design a new material world: a proposition of integrated and learning processes |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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