Desenho de um novo mundo material: uma proposição de processos integrados e de aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Desenho de um novo mundo material: uma proposição de processos integrados e de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.author Barauna, Debora
dc.contributor.author Razera, Daton Luiz
dc.date.accessioned 2023-03-06T16:15:09Z
dc.date.available 2023-03-06T16:15:09Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244901
dc.description.abstract Entre o Século 20 e 21, com a compreensão dos limites do planeta, novos pensamentos, conceitos e processos passaram a ser requeridos na relação entre as atividades humanas e os recursos materiais. Assim, diante da realidade pós-industrial, este estudo apresenta uma problematização acerca do desenho de um novo mundo material, a fim de discutir e propor uma solução possível de contribuir com esse cenário. Como solução, inicialmente, encontrada, um processo guiado pelo design foi proposto para orientar a concepção e o desenvolvimento de projetos sustentáveis e integrados de pesquisa, desenvolvimento e inovação entre materiais, tecnologias e produtos. Contudo, para que essa solução fosse efetiva, percebeu-se que, antes, seria essencial preparar as pessoas para esse processo, considerando o desenvolvimento de competências e a proposição da solução como um processo de múltiplas aprendizagens. Já que a inovação guiada pelo design requer múltiplas capacidades e os indivíduos aprendem de múltiplas maneiras. pt_BR
dc.description.abstract Between the 20th and 21st centuries, with understanding the limits of the planet, new thoughts, concepts, and processes were required in the relationship between human activities and material resources. Thus, considering the post-industrial reality, this study presents a problematization about the design of a new material world, with the aim of discussing and proposing a possible solution of contribute to this scenario. As a solution initially found a process guided by design was proposed with the purpose of contributing to the conception and development of sustainable and integrated research, development and innovation projects among materials, technologies and products. However, in order for this solution to be effective, it was realized that, before, it would be essential to prepare people for this process, considering the development of skills and proposing the solution as a process of multiple learning. Since design driven innovation requires multiple capabilities and individuals learn in multiple ways. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Design de materiais; pt_BR
dc.subject Sustentabilidade; pt_BR
dc.subject Metadesign; pt_BR
dc.subject Inovação de significado; Transdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Design of materials; Sustainability; Metadesign; Innovation of meaning; Transdisciplinarity pt_BR
dc.title Desenho de um novo mundo material: uma proposição de processos integrados e de aprendizagem pt_BR
dc.title.alternative Design a new material world: a proposition of integrated and learning processes pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-5-255-278.pdf 2.210Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar