Intervenções educativas com ensino lúdico geradoras de autonomia social e sustentabilidade ambiental em escolas da cidade de Campinas-SP
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dc.contributor.author |
MACCARI, Giovanna Ramos |
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dc.contributor.author |
OLIVEIRA, Jaqueline Silva de |
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dc.contributor.author |
SEIXAS, Ana Claudia Mendes de |
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dc.date.accessioned |
2023-03-01T19:28:10Z |
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dc.date.available |
2023-03-01T19:28:10Z |
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dc.date.issued |
2019-05-08 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244773 |
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dc.description.abstract |
A partir do contexto, desde o século XX com o desenvolvimento tecnológico e populacional, se
começou a verificar que os recursos naturais são finitos, e isso trouxe consigo, a preocupação com
o meio ambiente. Visando a mudança do indivíduo desde a infância, o presente trabalho busca,
através de oficinas socioeducativas com crianças de 12 a 13 anos do Colégio de Aplicação Pio XII,
a mudança de pensamento crítico das mesmas para uma melhor qualidade de vida. Nessas oficinas
com ensino lúdico, foram elaborados materiais informativos e jogos educativos com o público-
alvo, para uma melhor difusão das ideias e absorção do conhecimento. Dentre os materiais
informativos e jogos estão cartilhas relacionadas com os temas compostagem, coleta seletiva,
reciclagem de papel e resíduos eletrônicos e áreas degradadas. Portanto, o presente trabalho
demonstra como a educação ambiental interligada a questões de meio ambiente e sociedade é de
fundamental importância para a formação de um indivíduo consciente. Isso é comprovado a partir
de resultados obtidos ao longo das oficinas, mudando o comportamento dos indivíduos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
From the context since the twentieth century with technological and population development,
began to verify that the natural resources are finite, and this brought with it, the concern with the
environment. Aiming at the change of the individual from childhood, the present work seeks,
through socio-educational workshops with children from 12 to 13 years of the Colégio de
Aplicação Pio XII, to change their critical thinking towards a better quality of life. In these
workshops with playful teaching, informative materials and educational games were developed
with the target audience, for a better diffusion of ideas and absorption of knowledge. Among the
informative materials and games are leaflets related to the themes of composting, selective
collection, recycling of paper and electronic waste and degraded areas. Therefore, the present
work demonstrates how environmental education interconnected with issues of environment and
society is of fundamental importance for the formation of a conscious individual. This is proven
from results obtained throughout the workshops, changing the behavior of individuals. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental; |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos; |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos eletrônicos; |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina socioeducativa. |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education; Solid wastes; Electronic waste; Socio-educational office. |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções educativas com ensino lúdico geradoras de autonomia social e sustentabilidade ambiental em escolas da cidade de Campinas-SP |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational interventions with play teaching that generate social and environmental autonomy in schools in the city of Campinas-SP |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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