Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers

DSpace Repository

A- A A+

Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Sá, Luciana de Passos
dc.contributor.author Farias, Giliandro
dc.date.accessioned 2023-02-27T19:37:53Z
dc.date.available 2023-02-27T19:37:53Z
dc.date.issued 2022-12-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais indicada na formação de cidadãos, buscando-se desenvolver competências e habilidades necessárias para o século XXI. Estas metodologias emergem como abordagens que buscam potencializar a autonomia dos estudantes, promovendo maior comunicação, colaboração, criticidade e criatividade. Entre as diversas possibilidades encontradas atualmente, a Instrução por Pares se destaca no ensino de ciências da natureza. Contudo, existem poucos relatos na literatura, no âmbito nacional, sobre o uso desta metodologia aplicada ao ensino superior de química. Deste modo, no presente trabalho tivemos como objetivo geral analisar possíveis contribuições do método de Instrução por Pares associado ao aplicativo Plickers para a aprendizagem de estudantes no ensino superior. Participaram desta pesquisa estudantes de disciplinas de Química Geral oferecida a distintos cursos de uma universidade federal. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu maior interação da turma durante as aulas, considerando as percepções dos discentes sobre a proposta de ensino. Já quantitativamente, o emprego do método em aulas de química promoveu valores de ganho de Hake moderados e altos, indicando que sua aplicação em turmas do ensino superior de química pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e favorecer uma aprendizagem mais significativa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers pt_BR
dc.title Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 1.017Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar