Análise comparativa de impacto ambiental de diferentes sistemas construtivos de superestruturas de pontes

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Análise comparativa de impacto ambiental de diferentes sistemas construtivos de superestruturas de pontes

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dc.contributor.author Scolaro, Taylana Piccinini
dc.contributor.author Pereira, Luiz Eduardo
dc.contributor.author Trombetta, Jairo
dc.date.accessioned 2023-02-27T18:37:10Z
dc.date.available 2023-02-27T18:37:10Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244714
dc.description.abstract O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma análise comparativa entre projetos de superestruturas de pontes de concreto pré-fabricado, madeira e mista aço/concreto, para três comprimentos de vão. Os projetos foram analisados quanto à geração de impacto ambiental através do desempenho apresentado em parâmetros estabelecidos dentro das categorias: consumo de energia, emissões atmosféricas e esgotamento de recursos. Foi realizada a análise do ciclo de vida dos materiais do berço ao portão. Os resultados permitiram identificar a superestrutura com o comportamento mais satisfatório em cada parâmetro. A ponte em madeira apresentou os melhores resultados em todos os parâmetros das categorias emissões atmosféricas e esgotamento de recursos naturais, por outro lado, exibiu grande consumo de energia. Em relação às demais superestruturas, o desempenho mais satisfatório em cada parâmetro das categorias variou com o comprimento do vão. Este estudo constitui uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisão com vistas à construção sustentável. pt_BR
dc.description.abstract This paper aimed to develop a comparative analysis between bridge superstructures constructed of prefabricated concrete, wood and mixed steel/concrete, for three different spans length. The projects were analyzed for the generation of environmental impact through performance presented in parameters established within the categories: energy consumption, atmospheric emissions and resource depletion. The life cycle analysis of the materials from cradle to gate was carried out. The results allowed to identify the superstructure with the most satisfactory behavior in each parameter. The bridge constructed of wood showed the best results in all of the parameters in the categories atmospheric emissions and resource depletion, on the other hand, presented high energy consumption. In relation to the other superstructures, the best performance in each parameter varies according to the span length. This study is an important tool to aid decision making with a view to sustainable construction. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Impacto ambiental; pt_BR
dc.subject Pontes; pt_BR
dc.subject Análise comparativa pt_BR
dc.subject Environmental impact; pt_BR
dc.subject Bridges; pt_BR
dc.subject Comparative analysis pt_BR
dc.title Análise comparativa de impacto ambiental de diferentes sistemas construtivos de superestruturas de pontes pt_BR
dc.title.alternative Comparative analysis of the environmental impact of different building systems of bridge superstructures pt_BR
dc.type Article pt_BR


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