Análise comparativa de impacto ambiental de diferentes sistemas construtivos de superestruturas de pontes
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dc.contributor.author |
Scolaro, Taylana Piccinini |
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dc.contributor.author |
Pereira, Luiz Eduardo |
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dc.contributor.author |
Trombetta, Jairo |
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dc.date.accessioned |
2023-02-27T18:37:10Z |
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dc.date.available |
2023-02-27T18:37:10Z |
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dc.date.issued |
2019-05-08 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244714 |
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dc.description.abstract |
O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma análise comparativa entre projetos de
superestruturas de pontes de concreto pré-fabricado, madeira e mista aço/concreto, para três
comprimentos de vão. Os projetos foram analisados quanto à geração de impacto ambiental através
do desempenho apresentado em parâmetros estabelecidos dentro das categorias: consumo de
energia, emissões atmosféricas e esgotamento de recursos. Foi realizada a análise do ciclo de vida
dos materiais do berço ao portão. Os resultados permitiram identificar a superestrutura com o
comportamento mais satisfatório em cada parâmetro. A ponte em madeira apresentou os melhores
resultados em todos os parâmetros das categorias emissões atmosféricas e esgotamento de recursos
naturais, por outro lado, exibiu grande consumo de energia. Em relação às demais superestruturas,
o desempenho mais satisfatório em cada parâmetro das categorias variou com o comprimento do
vão. Este estudo constitui uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisão com vistas à
construção sustentável. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aimed to develop a comparative analysis between bridge superstructures constructed of prefabricated concrete, wood and mixed steel/concrete, for three different spans length. The
projects were analyzed for the generation of environmental impact through performance presented
in parameters established within the categories: energy consumption, atmospheric emissions and
resource depletion. The life cycle analysis of the materials from cradle to gate was carried out. The
results allowed to identify the superstructure with the most satisfactory behavior in each
parameter. The bridge constructed of wood showed the best results in all of the parameters in the
categories atmospheric emissions and resource depletion, on the other hand, presented high energy
consumption. In relation to the other superstructures, the best performance in each parameter
varies according to the span length. This study is an important tool to aid decision making with a
view to sustainable construction. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Impacto ambiental; |
pt_BR |
dc.subject |
Pontes; |
pt_BR |
dc.subject |
Análise comparativa |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental impact; |
pt_BR |
dc.subject |
Bridges; |
pt_BR |
dc.subject |
Comparative analysis |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa de impacto ambiental de diferentes sistemas construtivos de superestruturas de pontes |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparative analysis of the environmental impact of different building systems of bridge superstructures |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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