Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Deliberador, Marcella Savioli |
|
dc.contributor.author |
Taralli, Cibele Haddad |
|
dc.contributor.author |
Peres, Giovanna |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-27T17:00:32Z |
|
dc.date.available |
2023-02-27T17:00:32Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244710 |
|
dc.description.abstract |
Discutir formas de apoio ao processo de projeto é assunto atual, em função das mudanças e
exigências e da complexidade que caracterizam os processos de projeto arquitetônico na atualidade.
Nesse sentido, novas metodologias de projeto são necessárias. O objetivo dessa pesquisa é apresentar
o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à etapa do plano de massas, através da discussão dos
conceitos essenciais para a arquitetura escolar, incluindo questões de sustentabilidade. Em termos
metodológicos, o desenvolvimento da ferramenta se deu a partir da identificação dos conceitos
indicados na literatura; definição do tipo da ferramenta; desenvolvimento da ferramentas e testes e
avaliações. Os testes indicaram que a metodologia do jogo é adequada, possibilitando ambiente
favorável a criação no projeto, contribuindo para o foco das discussões e trazendo conceitos
essenciais para a arquitetura escolar, desde asfasesiniciais do processo. Pretende-se que a ferramenta
colabore para o aprofundamento das discussões da área, contribuindo com a melhoria dos edifícios
escolares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Discussing ways to support the design process is a current issue, due to the changes and
requirements related to the new architectural design processes. In this sense, new design
methodologies are necessary. The objective of this research is to present the development of a tool
to support the massing plase, through the discussion of essential concepts for school architecture,
including sustainability issues. In methodological terms, the development of the tool was based on
the identification of the concepts indicated in the literature; definition of the tool type; tool
development and testing and evaluation. The tests indicated that the methodology of the game is
adequate, enabling an environment favorable to design creation, contributing to the focus of
discussions and bringing essential concepts to school architecture, from the early stages of the
process. It is intended that the tool collaborate to deepen the discussions of the area, contributing to
the improvement of school buildings. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de projetos; |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura escolar; |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos; |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de massas |
pt_BR |
dc.subject |
Design Methodology; School Architecture; Games; Massing Phase |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games as a support tool to the architectural school design process: the development of massing phase structured by a board game. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar