Desenvolvimento de um instrumento para acompanhamento do egresso de programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise exploratória
Show simple item record
dc.contributor.author |
Trierweiller, Andréa Cristina |
|
dc.contributor.author |
Vefago, Yuri Borba |
|
dc.contributor.author |
Leopoldo, Joana Fenali |
|
dc.contributor.author |
Lotthammer, Karen |
|
dc.contributor.author |
Maciel, Cássia Emídio |
|
dc.contributor.author |
Ferenhof, Hélio A. |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T17:52:25Z |
|
dc.date.available |
2023-02-16T17:52:25Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244525 |
|
dc.description.abstract |
Existe dificuldade em monitorar os egressos após a sua titulação, seja em cursos de graduação ou
pós-graduação. Principalmente, no atual contexto, onde um dos critérios de maior peso na avaliação,
que foi recentemente estabelecido, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, é o monitoramento
dos egressos. É uma tarefa complexa uma vez que o monitoramento deve ocorrer o monitoramento
durante 05 anos, após o término do curso. A pós-graduação necessita se estruturar e tornar tal
acompanhamento um processo, por meio da construção de um instrumento ou sistema, com
informações periódicas e atualizadas. Isso exige a manutenção do vínculo entre egressos e instituição
de ensino. Sendo assim, este artigo objetiva uma forma de monitorar os egressos de um curso de pós-
graduação. Para tal, com base em busca exploratória da literatura, foi desenvolvido um instrumento
de acompanhamento e avaliação do egresso no formato de questionário, ao qual faz-se o
levantamento do perfil, atuação profissional e acadêmica desses ex alunos. Conforme recomendação
da CAPES. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
There is difficulty in monitoring alumni after their degree, whether in undergraduate or postgraduate
courses. Mainly, in the current context, is one of the most critical evaluation criteria, which was
recently established, by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).
Which is the regulatory agency for postgraduate courses in Brazil. Alumni follow-up is a complex
task since the monitoring should occur monitoring for five years after the end of the course. The
postgraduate course needs to structure and follow up a process, through the construction of an
instrument or system, with periodic and updated information. To do so requires maintaining the bond
between alumni and educational institution. Thus, this article aims at a way to monitor alumni of a
postgraduate course. Based on an exploratory search of the literature, an instrument was used to
follow-up and evaluate the egress in the form of a questionnaire, to which the profile, professional
and academic performance of these former students were surveyed. As recommended by CAPES. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-graduação; |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos; |
pt_BR |
dc.subject |
Acompanhamento dos Egressos; |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma Sucupira. |
pt_BR |
dc.subject |
Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Sucupira Platform. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um instrumento para acompanhamento do egresso de programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise exploratória |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Developing an instrument for stricto sensu post-graduate programs alumni monitoring: an exploratory analysis |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar