Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pereira, Letícia Alves |
|
dc.contributor.author |
Dal’Annio, Lorena Binhoti |
|
dc.contributor.author |
Abreu, Ana Lígia Papst de |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T17:43:34Z |
|
dc.date.available |
2023-02-16T17:43:34Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244523 |
|
dc.description.abstract |
A iluminação natural possibilita o bem-estar em ambientes escolares, e corretamente projetada,
também possibilita a eficiência energética pela diminuição do uso da iluminação artificial. O
objetivo deste artigo é investigar o comportamento da iluminação natural em salas de aula com
diferentes configurações de proteções solares do tipo prateleiras de luz. A metodologia adotada foi
simular a mesma sala de aula (orientação norte em Florianópolis) com diferentes propostas de
prateleiras de luz. A comparação das proteções solares foi através do Fator de Luz Diurna, da
Autonomia de Iluminação Natural, e das horas de incidência solar no plano de trabalho. Concluiu-
se que houve melhora no comportamento da iluminação natural com o uso de prateleiras de luz nas
salas de aula orientadas a norte, e que o ofuscamento pode ser evitado com a complementação de
proteções solares que bloqueiam a incidência solar sobre o plano de trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Daylighting enables well-being in classroom, and properly designed, also guarantee energy
efficiency by using artificial lighting by complementarity. The objective of this paper is to compare
the daylighting disponible in classrooms with different configurations of light shelves. The
methodology adopted was simulate the same classroom (northern orientation in Florianópolis)
with different proposals of light shelves. The comparison of the light-shelves performance was
through Daylight Factor, Daylight Autonomy, and the hours of solar incidence in the working
plane. In conclusion, there was an improvement in the performance of daylighting with the use of
light shelves in the north-oriented classrooms, and the glare can be avoided with the
complementarity of brises-soleil that block the solar incidence on the work plane. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Proteção solar; |
pt_BR |
dc.subject |
simulação computacional; |
pt_BR |
dc.subject |
conforto visual |
pt_BR |
dc.subject |
Brise-soleil; computational simulation; visual comfort |
pt_BR |
dc.title |
Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Daylighting simulation of classroom with light shelf |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar