Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz

DSpace Repository

A- A A+

Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Letícia Alves
dc.contributor.author Dal’Annio, Lorena Binhoti
dc.contributor.author Abreu, Ana Lígia Papst de
dc.date.accessioned 2023-02-16T17:43:34Z
dc.date.available 2023-02-16T17:43:34Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244523
dc.description.abstract A iluminação natural possibilita o bem-estar em ambientes escolares, e corretamente projetada, também possibilita a eficiência energética pela diminuição do uso da iluminação artificial. O objetivo deste artigo é investigar o comportamento da iluminação natural em salas de aula com diferentes configurações de proteções solares do tipo prateleiras de luz. A metodologia adotada foi simular a mesma sala de aula (orientação norte em Florianópolis) com diferentes propostas de prateleiras de luz. A comparação das proteções solares foi através do Fator de Luz Diurna, da Autonomia de Iluminação Natural, e das horas de incidência solar no plano de trabalho. Concluiu- se que houve melhora no comportamento da iluminação natural com o uso de prateleiras de luz nas salas de aula orientadas a norte, e que o ofuscamento pode ser evitado com a complementação de proteções solares que bloqueiam a incidência solar sobre o plano de trabalho. pt_BR
dc.description.abstract Daylighting enables well-being in classroom, and properly designed, also guarantee energy efficiency by using artificial lighting by complementarity. The objective of this paper is to compare the daylighting disponible in classrooms with different configurations of light shelves. The methodology adopted was simulate the same classroom (northern orientation in Florianópolis) with different proposals of light shelves. The comparison of the light-shelves performance was through Daylight Factor, Daylight Autonomy, and the hours of solar incidence in the working plane. In conclusion, there was an improvement in the performance of daylighting with the use of light shelves in the north-oriented classrooms, and the glare can be avoided with the complementarity of brises-soleil that block the solar incidence on the work plane. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Proteção solar; pt_BR
dc.subject simulação computacional; pt_BR
dc.subject conforto visual pt_BR
dc.subject Brise-soleil; computational simulation; visual comfort pt_BR
dc.title Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz pt_BR
dc.title.alternative Daylighting simulation of classroom with light shelf pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-2-56-67.pdf 1.913Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar